Protestos: Marks & Spencer e um feliz natal sexista?

MARKS & sPENCER
Marks & Spencer [Fotografia: DR]

“As mulheres devem ter cuequinhas extravagantes” e “os homens devem vestir-se para impressionar”. Estes dois slogans – o primeiro ilustrado com lingerie preta e vermelha e o segundo com um homem vestido de fato – colocados lado a lado numa montra gigante da cadeia de retalho Marks & Spencer, em Nothingham, no Reino Unido, está a gerar a indignação e o protesto.

Uma reação que levou ativistas a transformar, em parte, estas mensagens de Natal e a alterá-las para roupas íntimas femininas devem ter “direitos humanos totais”. Depois dos protestos, a marca internacional optou por cobrir a montra, escondendo os slogans.

A companhia garante que a campanha em causa era muito mais vasta e mais diferenciada na exibição de momentos de Natal. Uma explicação que não convence os grupos feministas, em particular o Friends Feminists Nottingham.

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Uma das mulheres que o integra, Fran Bailey, disse à BBC que esta montra mostrava uma dupla imagem: “Fico muito impressionada com uma representação feminina de uma mulher que está preocupada com pequenas cuequinhas extravagantes enquanto os homens são apresentados como poderosos e a precisar de impressionar”.

Para Bailey, trata-se de “uma normalização de estereótipos de género prejudiciais através da justaposição de imagens de mulheres aparentemente obcecadas com lingerie extravagante ao lado da imagem de um homem completamente vestido”, refere, lembrando tratar-se ainda de uma ofensa às classes mais desfavorecidas: o ser obrigatório ter estas peças quando “uma larga população britânica está a lutar contra a pobreza”.

CB

Imagem de destaque: Filia/DR

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