Marquesa de Alorna: Do convento para a poesia

marquesa alorna

Aristocrata e poetisa, Leonor de Almeida Portugal é agora a protagonista de um livro biográfico. E se o nome, à partida, parece desconhecido, certo é que falamos de Marquesa de Alorna.

A obra juvenil da autoria da historiadora e feminista Luísa Paiva Boléo – que vai ser apresentada a 1 de fevereiro, às 18h00, no centro de Cultura e Intervenção Feminista(CCIF/UMAR) – retrata a mulher que foi patrona das artes, que nasceu em 1750 e passou a adolescência retida num convento devido ao processo judicial polémico que envolveu os Távoras e os Aveiro.

“Esta jovem mulher tem sede de liberdade e depois de alguns meses de descanso e encontros com parentes e amigas, percebe que o país não está preparado para a sua abertura de espírito e rebeldia”, retrata a biógrafa em comunicado enviado à imprensa.

Oito dias depois, a 9 de fevereiro, às 18h30, será a vez de Cristina L. Duarte, socióloga e feminista, apresentar a obra Moda e Feminismos em Portugal. O Género como Espartilho, livro publicado em finais de 2017 pela editora Temas e Debates. Uma matéria, de resto, abordada no Delas.pt e que contou com a entrevista à autora na Conversa Delas, na TSF (que pode voltar a escutar aqui).

Imagem de destaque: Ilustração André Carrilho