Máscara e dor de cabeça: É “sintoma psicológico”, diz Almeida Nunes

iStock-1207992708 (1)
[Fotografia: iStock]

Agora que o uso de máscara de proteção é obrigatório em espaços e transportes públicos e locais confinados, é possível que grande parte do seu dia seja passado com ela colocada, até nos dias de mais calor. Se começar a notar dores de cabeça, como aliás tem sido queixa frequente nas redes sociais, Almeida Nunes, médico de medicina interna que participa no programa matutino de Cristina Ferreira, na SIC, diz que isso é um “sintoma psicológico do uso de máscara”.

É verdade que a pandemia do novo Coronavírus trouxe para toda a população grandes preocupações e medos devido à sua complexidade. Apesar de existirem dores de cabeça associadas a doenças como sinusite ou gripe, para Almeida Nunes, “muitas das nossas dores de cabeça têm a ver com as nossas emoções”.

Em conversa com o Delas.pt, o especialista explicou que quando se usa uma máscara de proteção, o utilizador fica restringido e “pode começar a ter a sensação de falta de ar ou o medo de ficar asfixiado”.

Nestes momentos, “aparecem uma série de sintomas psicológicos que provocam a dor de cabeça”, diz.

[Fotografia: Instagram]

No entanto, há uma exceção: de acordo com Almeida Nunes, pessoas que passam várias horas com a máscara colocada, “como é o caso dos médicos, enfermeiros, auxiliares e pessoal de saúde, podem ter dores de cabeça pelo uso excessivo da máscara“, refere ao Delas.pt.

De forma geral, para o médico d’O Programa da Cristina, “não é o uso de máscara que vai provocar uma dor de cabeça, é o estado de ansiedade pelo próprio uso da máscara“.

Se existem truques para que os elásticos da máscara não magoem as orelhas, para esta situação, Almeida Nunes afirma que é necessário que “as pessoas se consciencializem que mais de 70% ou 80% das dores de cabeça são de origem psicológica”.