Máscara e medo de asfixia? Não entre em pânico

Flue and corona safety concept. Woman putting on face mask to protect herself, outdoors
[Fotografia: istock]

Para muitos, o uso de máscaras imprime uma sensação de falta de ar. Tendo de ser usada em espaços fechados e com mais gente à volta, tal pode acentuar ainda mais a angústia. À revista espanhola S Moda, a médica internista e vice-presidente do Colégio de Médicos de Valladolid, Raquel Blasco, reconhece que “é possível ter uma sensação de asfixia, mas nunca ocorrerá com uma máscara recomendada para sair”.

No entanto, a especialista lembra que se trata de uma matéria do domínio da vontade porque os adultos têm já consciência de que não ficarão asfixiados com algo que não lhes pode fazer isso.

E mesmo que essa sensação toma conta do corpo subitamente, a mesma especialista lembra que é essencial evitar tirar a máscara porque com a angústia e os nervos, todos os movimentos ficam mais imprevistos e menos cuidadosos podendo aumentar o risco de contágio.

Ainda que haja alguma perda de controlo, é essencial contextualizar a informação. Ao mesmo órgão de comunicação social, a psicóloga Pilar Conde pede para que se identifiquem as sensações e que se procure acalmá-las. À medida que se cumprir esse passo, a sensação de asfixia vai diminuir.

Recomenda ainda que, logo que possível, se procure um espaço amplo e arejado para que, em segurança, se possa tirar a máscara. Uma vez mais calma, voltar a colocar.

Máscaras e calor: Veja os efeitos provocados na cara e como os controlar