Máscaras reutilizáveis? É assim que as tem de lavar

iStock-1214822047(1)

Numa altura em que se pondera o uso de máscaras individuais de forma generalizada, especialmente em transportes públicos e locais fechados, é importante que pense sobre o assunto. Não apenas em formas seguras de fazer a sua própria máscara, como também na forma certa de a usar e também lavar.

Numa altura em que se analisa a possibilidade de o uso das máscaras ser, afinal, mais generalizado do que o que se falava inicialmente, muitos são os locais que fabricam, neste momento, máscaras comunitárias e reutilizáveis. Porém, é importante ressalvar que esta possibilidade não garante a total proteção face à propagação da pandemia por Covid-19.

Mas é importante saber que a máscara, para se tornar mais eficaz e segura, deve ser lavada e higienizada de forma correta. “Uma máscara deverá ser tratada como uma peça de roupa interior: lavar ao fim da utilização”, afirmou Ricardo Mexia, médico de Saúde Pública do Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa), ao jornal Público.

O especialistas explica que a componente de tecido da máscara deverá “ser lavável” e aguentar elevadas temperaturas. Segundo Manuela Oliveira, professora auxiliar de Microbiologia e Imunologia na Faculdade de Medicina Veterinária, citada pelo mesmo meio de comunicação, “as máscaras sociais devem ser preferencialmente lavadas na máquina de lavar, utilizando o detergente habitual e uma temperatura de 60ºC”.

Se a máquina não chegar a essas temperaturas, a mesma especialista afirmou que a máscara pode ser também lavada à mão, com sabão e água quente, sendo então deixada de molho por 20 a 30 minutos. Em forma de conselho e advertência, a professora reitera ainda que as máscaras comunitárias não são as mais indicadas para pessoas consideradas de risco.

Ainda que o álcool e lixívia sejam comummente apontadas como as ideias para desinfetar, estes utensílios não devem ser utilizados nas máscaras: “apesar de o álcool e a lixívia serem produtos eficazes na eliminação deste vírus, não devem ser utilizados na higienização de máscaras de tecido”, explica Manuela Oliveira ao mesmo meio de comunicação. Estes componentes, nas máscaras, “além de alterarem as características do tecido, poderão provocar problemas respiratórios”, termina então por dizer.