A massa não engorda e é a ciência que o diz

Massa
Massa (pasta) Timolina/Shutterstock

Se é daquelas pessoas que gosta de um bom prato de massa, mas sente culpa logo a seguir, saiba que já não precisa de ficar com peso na consciência. Um estudo do Instituto Neurológico Mediterrânico, publicado no suplemento “Nutrition & Diabetes”, da revista “Nature”, revela que comer massa não engorda e até pode prevenir o aumento de peso, bem como outros problemas de saúde.

Os investigadores estudaram um universo de 23 mil pessoas, em Itália, país de onde é originária essa tradição culinária, incluída na dieta mediterrânica, e concluíram que o seu consumo não aumenta o Índice de Massa Corporal. Pelo contrário, está associado a uma prevalência mais baixa de excesso de peso e obesidade.

O facto de ser uma fonte de hidratos de carbono contribuiu para a crença generalizada de que a massa (ou pasta, na versão italiana) é um prato calórico e sem valor nutritivo. “Em Itália, nas últimas décadas, apesar dos grandes esforços para promover a dieta mediterrânica, houve uma mudança progressiva nos hábitos alimentares. O consumo de massa diminuiu, na sequência de um conceito de dieta contra a obesidade assente na redução de hidratos de carbono e rico em proteínas”, referem os cientistas, lembrando que esse debate está longe de ser conclusivo.

Os autores do estudo, que está em linha com outros feitos na Grécia e nos Estados Unidos, sublinham que a dieta mediterrânica, do ponto de vista “clínico e epidemiológico”, tem um “papel protetor contra o excesso de peso e a obesidade, em paralelo com importantes benefícios no combate a doenças crónicas”.

Apesar das boas notícias para os amantes deste alimento, é importante lembrar que no equilíbrio é que está o ganho, tanto nas quantidades consumidas como nos alimentos que se podem juntar à massa. Evitar carne e gorduras e apostar na variedade dos ingredientes faz a diferença no peso e na saúde.

Imagem de destaque: Timolina/Shutterstock