Massa faz diminuir o apetite por açúcares e gordura. Eis as razões

pexels-jane-doan-769969
[Fotografia: Jane Doan/Pexels]

Quem come massas tem mais probabilidade em ter uma dieta saudável do que aqueles que nem sequer tocam na célebre pasta.

No momento em que se assinala o Dia Mundial das Massas, a 25 de outubro e instituído pelo International Pasta Organization, é tempo de recordar uma das conclusões do estudo levado a cabo pela Sociedade [norte-americana] da Obesidade. Esta análise, que teve por base o acompanhamento de adultos norte-americanos, entre 2001 e 2012, como parte do Estudo da Saúde Pública e Nutrição, encontrou ainda outros benefícios decorrentes do consumo deste produto alimentar.

Entre eles, verificou-se uma maior ingestão de nutrientes como o ferro, o magnésio, a fibra, as vitaminas e minerais em geral e uma menor necessidade diária de recorrer a gorduras saturadas e adição de açúcar.

“A pasta pode ser um elemento essencial para uma boa nutrição porque serve como sistema perfeito na distribuição de frutas, legumes, carnes magras, peixes e legumes”, confirmou nutricionista Diane Welland, responsável de comunicação para a área da nutrição, da National Pasta Association.

 

Para esta assessora: “o estudo sublinha a importância nutricional dos grãos presentes em produtos alimentares como as massas correlacionando-os com uma dieta saudável”.

Esta não é a primeira vez que as massas estão associadas a benefícios para a saúde. Em julho de 2016, uma outra investigação vincava a relação entre quem comia este tipo de produtos alimentares e tinha perímetros de cintura e anca menores e Índices de Massa Corporal mais baixos.