Massa verde com queijo azul por Nigella Lawson

massa-e-queijo

Esta é a receita ideal para quem tem um fraquinho por massa e por queijo azul, seja individualmente ou em conjunto. Quando a terminar vai reparar que o prato não terá muito molho, mas será bastante intenso.

Ingredientes (para 2 pessoas esfomeadas):
250g de trotolle verde ou qualquer massa em espiral è escolha
Sal para a água da cozedura, a gosto
125g de gongonzola picante, esfarelado ou em pedaços
100g de folhas de espinafre miniatura para a salada
Pimenta acabada de moer, se possível um pouco mais grossa que o habitual
3×15 ml/c. sopa com pistachos picados

Preparação:
Aqueça a água para a massa numa panela e adicione o sal quando levantar fervura, depois junte a massa e deixe cozer segundo as indicações da embalagem, mas comece a verificar 3 minutos antes do tempo indicado. A massa tem de estar al dente, porque continuará a cozer enquanto faz o molho.

Antes de escorrer a massa, retire uma chávena de água da cozedura e torne a deitar a massa escorrida para a panela com 2 c. sopa bem cheias de água, o queijo esfarelado e os espinafres. Salpique com uma boa porção de pimenta preta de moagem grossa. Tape a panela com a tampa – fora do lume, mas no fogão – e deixe ficar durante 2 minutos.

Retire a tampa, ligue o lume no mínimo e mexa bem a massa, o queijo e os espinafres, com a quantidade de água de que necessitar, no máximo de uma chávena bem cheia – 100 ml é a medida certa – até o queijo derreter e formar um molho ligeiro e os espinafres murcharem.

Retire do lume, junte cerca de 2/3 dos pistachos picados e divida por 2 tigelas aquecidas, salpicando o resto dos pistachos entre as duas. Sirva de imediato.

Ficha técnica do livro:

nigellissima

Nigellissima – Receitas fáceis inspiradas em Itália, Nigella Lawson. Bertrand Editora, 22,20 euros