Mau odor vaginal? Especialista revela se produtos caseiros resolvem

iStock-1144339490 (1)
[Fotografia: iStock]

É normal que a vagina tenha um leve odor, mas se achar que esse odor está muito forte, isso pode indicar um problema de saúde. Em conversa com o Delas.pt, a médica ginecologista e obstetra Irina Ramilo explicou quais as causas do mau cheiro e como as resolver.

Assim como todas as partes do corpo têm um cheiro característico, como a boca ou os pés, a vagina tem o seu próprio cheiro. No entanto, quando ele é excessivamente desagradável, pode ser um indicativo de que algo não está bem.

Os maus odores na vagina têm origem na desregulação hormonal da vagina ou na alteração do microbioma intestinal e vaginal“, começa por explicar a especialista, acrescentando que “com o crescimento desregular das bactérias face aos fungos naturalmente existentes na nossa vagina, surge corrimento com mau odor do crescimento bacteriano”.

Para além disso, o mau odor pode vir acompanhado de outros sintomas como “comichão ou irritação”. Mas também existem várias infeções comuns encontradas na vagina que podem causar sintomas desagradáveis, e, nesses casos, “o tratamento deve ser com antibióticos”, explica a Irina Ramilo.

“Quando surgem estas infeções vaginais é preferível o uso de lingerie de algodão, lingerie larga ou o não uso durante o sono para a vagina poder respirar e equilibrar o crescimento dos microorganismos e estabelecer o equilíbrio natural da vagina”, recomenda a médica, acrescentando que “a lingerie sintética é algo a evitar, assim como os pensos diários”.

Mas, para além disso, a especialista aconselha a “evitar fatos de banho molhados (tentar trocar mesmo na praia para evitar os fungos, suscetíveis a humidade)“.

Apesar de Irina Ramilo explicar que, por norma, o mau odor provém de uma infeção vaginal bacteriana e não fúngica – a candidíase como muitas pessoas pensam –, há ainda quem use formas caseiras para eliminar o cheiro.

Há algumas crenças baseadas no uso de iogurtes para eliminar o mau odor, baseado nas propriedades da presença de lactobacilos e, portanto, de alívio temporário da sintomatologia e de equilíbrio da microflora vaginal”, no entanto, “apenas o tratamento médico convencional está comprovado” para a melhoria do mau odor vaginal, afirma a médica.

Já o vinagre de maçã – baseado num pH semelhante ao da vagina – e o bicarbonato de sódio – semelhante às propriedade bactericidas – “podem aliviar a comichão temporariamente”.

Ainda assim, Irina Ramilo afirma que “nenhum destes tratamentos caseiros vão evitar o tratamento médico e podem causar irritação local ou reações alérgicas e sem qualquer garantia científica da sua eficácia”.

Se as infeções não forem tratadas medicamente, podem surgir problemas mais graves como a “doença inflamatória pélvica, que pode disseminar-se para os ovários e até resultar na infertilidade“, conclui a especialista.