Max Mara: desfile “feminista” na Gulbenkian inspirado em Natália Correia e no fado

Max Mara Resort S23 Atm 108
[Fotografia: Divulgação]

Cores fortes e clássicas, muito volume e peças longas. A marca de luxo Max Mara apresentou-se na quarta-feira, 28 de junho, em Lisboa, para uma coleção resort para o próximo ano.

As sugestões têm como inspiração a escritora Natália Correia e os seus valores femininistas, mas também o fado, no imaginário deixado por Amália Rodrigues e concretizado por Carminho. A fadista desfilou inclusivamente ao lado de manequins internacionais.

A proposta, refere o comunicado, resulta de uma parceria da marca italiana com a Fundação Calouste Gulbenkian e vai ser alargada para lá desta apresentação. A Max Mara “vai apoiar a renovação das galerias de arte francesa do século XVIII presentes no museu, que alberga uma coleção notável de mobiliário, pinturas, esculturas, livros e tapeçarias, entre outros objetos que testemunham a excelência da produção francesa neste período”, refere a nota enviada às redações.

Está também prevista a criação de “uma colaboração com a Faculdade de Arquitetura de Lisboa, a primeira a ter um curso de Design de Moda, promovendo um concurso para os alunos de moda”, explica o comunicado.

Será então pedido aos participantes que desenvolvam ideias criativas para as coleções resort da marca e o “vencedor ganha um contrato de seis meses na sede da marca, em Reggio Emilia, Itália, para trabalhar diretamente com Ian Griffiths, o diretor Criativo da marca”, conclui o comunicado.

Veja abaixo e ao detalhe a coleção que foi apresentada em Lisboa.