McDonald’s vira logótipo para comemorar Dia da Mulher

Esta quinta-feira há 100 restaurantes McDonald’s nos EUA que têm o logótipo ao contrário. Se vir a imagem que lhe mostramos abaixo – o “M” de McDonald’s transformado em “W”, de “Woman”, que significa “mulher” em português – a circular pelas redes sociais, não estranhe. Tem um propósito: assinalar o Dia Internacional da Mulher, que se comemora hoje.

Links_festivalNos seus 62 anos de existência, a marca mudou de símbolo quatro vezes. No entanto, esta é a primeira vez que decidem virar o famoso “M” ao contrário. Uma mudança que foi feita à mão pelos funcionários da cadeia de fast-food e pretende chamar a atenção para as batalhas que se têm travado, um pouco por todo o mundo, pela igualdade de género (na galeria de imagens acima pode ficar a saber quantas calorias tem cada um dos alimentos do McDonald’s).

Além desta alteração no logótipo, os funcionários dos dos restaurantes vão também usar, durante o dia de hoje, chapéus e t-shirts com referências ao Dia Internacional da Mulher.

Isto foi feito em honra de todas as conquistas das mulheres em todo o lado”, revelou Wendy Lewis, diretora do departamento de diversidade do McDonald’s, à CNN.

Logo McDonald's ao contrário
O logótipo do McDonald’s virado ao contrário

E no que toca a diversidade e igualdade, a marca norte-americana parece estar num bom caminho. Segundo as estatísticas citadas pela CNN, seis em cada 10 gestores dos restaurantes são mulheres.

“Temos uma longa história de apoio às mulheres no local de trabalho. O Dia Internacional da Mulher é uma oportunidade perfeita para as marcas falarem sobre o seu compromisso com o empoderamento. É uma data perfeita para aumentar a perceção da marca. Quando as marcas mais pequenas veem as gigantes a tomar estas iniciativas, é provável que lhes sigam o exemplo”, explicou Tim Calkins, professor de marketing da Universidade de Northwestern, nos EUA.

Outras empresas que não passaram ao lado do Dia da Mulher

Nos EUA foram várias as empresas que organizaram iniciativas para comemorar o Dia Internacional da Mulher. A empresa financeira State Street Corporation, por exemplo, colocou a estátua de uma rapariga à frente do touro de Wall Street para sublinhar os esforços que têm feito para proporcionar as mesmas condições de trabalho a homens e mulheres.

Já em Cincinnati, uma cidade do Ohio, diversas empresas quiseram participar na iniciativa Catalyst Skyline Takeover, que consistia em projetar o símbolo do sexo feminino (♀) nos edifícios das suas sedes. Nas redes sociais, por sua vez, estão a usar-se hashtags como #SignOfProgress, #CatalystForChange, #WorkplacesThatWorkForWomen e #IWD2018.


Leia também:

Esta mulher só comeu McDonald’s durante uma semana