Médica alerta para o uso excessivo de máscara e fala em problemas dentários

iStock-1143346309 (1)
[Fotografia: iStock]

Desde que a pandemia provocada pelo novo Coronavírus chegou a Portugal, foram adotadas várias medidas de segurança para previr a propagação da doença. Uma dessas medidas é o uso obrigatório de máscara individual em locais públicos fechados. Mas, embora seja essencial para proteger o bem-estar de todos na luta contra o Coronavírus, o uso de máscara por longos períodos de tempo pode ter as suas desvantagens.

Para além de poderem surgir alguns problemas associados à pele, como acne ao redor das bochechas, queixo e boca devido ao uso de uma máscara suada, os médicos alertam para os problemas nos dentes que surgem com o uso excessivo deste acessório de proteção.

De acordo com o que Aragona Giuseppe, consultora médica da farmácia online Prescription Doctor, disse à edição britânica da revista Glamour, “máscara bucal” é um novo termo que foi utilizado para descrever o que está a acontecer com a boca durante e após o uso de uma máscara.

Ficar com a boca coberta por um longo período de tempo pode causar vários problemas bucais, muitos dos quais podem ser evitados desde que se mantenha a rotina dentária”, explica a especialista.

Dentes com cáries, linhas gengivais retraídas e o mau hálito são alguns dos sintomas da “máscara bucal” e, se tiver esses problemas, deve lidar com eles imediatamente.

“Usar uma máscara pode aumentar as hipóteses de desenvolver problemas bucais, como dentes em decomposição, gengivas recuadas e mau hálito, porque evita hábitos orais vitais que precisam de ser mantidos para garantir uma boca saudável, como usar fio dental e beber muita água”, refere.

A médica afirma que “o principal problema com o uso destas máscaras é que a maioria das pessoas tende a respirar pela boca em oposição ao nariz enquanto as usa, o que pode significar que a boca fica seca aumentando o risco de cáries dentárias, problemas de gengivas e outras doenças”.

“Isso ocorre porque a saliva necessária para manter a boca saudável é perdida, e a saliva é essencial, pois contém muitas propriedades antifúngicas, como histatinas, lactoferrina e lisozima, que atuam para matar qualquer bactéria nociva que causa uma cárie”, acrescenta.

Para além disto, Aragona Giuseppe diz ainda que “uma máscara também promove o mau hálito porque significa uma diminuição no consumo de água ao longo do dia puramente por causa do inconveniente e a água é fundamental para eliminar as partículas de alimentos e manter a boca limpa para evitar o mau hálito e outros problemas dentários”.

Assim, se quer proteger a sua saúde oral, mesmo ao usar uma máscara de proteção individual, a especialista tem várias sugestões para a ajudar a resolver este problema:

Use fio dental após cada refeição

Alimentos presos entre os dentes são uma das principais causas de mau hálito, cáries e doenças gengivais, por isso é essencial que use fio dental ao longo do dia, após cada refeição. Se estiver a trabalhar num local em que precisa de usar máscara, certifique-se de permitir cinco minutos extras no final de cada refeição para passar fio dental e garantir que a sua boca está limpa antes de colocar a máscara novamente. [Fotografia: iStock]

Faça a sua higiene oral habitual

A sua higiene oral deve ser uma prioridade, mas ainda mais enquanto estiver a usar uma máscara. Deve escovar os dentes por pelo menos dois a três minutos todas as manhãs e à noite e usar fio dental durante todo o dia depois de comer, de manhã e à noite. Os desinfetantes bocais são aconselhados para prevenir o mau hálito. [Fotografia: iStock]

Mantenha a máscara limpa

Se respirar constantemente pela boca, é provável que à sua máscara se juntem bactérias, partículas de alimentos, respiração, e suor. Se usada todos os dias, pode causar problemas dentários devido à entrada de bactérias nos lábios e na área da boca. Troque a máscara muito frequentemente para garantir a higiene adequada. [Fotografia: iStock]

Respire ar fresco

Fazer pausas regulares ao usar a máscara e permitir que o ar fresco entre na boca é fundamental para mantê-la limpa e saudável. Se estiver a usar uma máscara na rua e num espaço longe dos outros, puxe-a para baixo e respire fundo algumas vezes. [Fotografia: iStock]

Beba muita água

Beber água ao longo do dia ajuda a manter a área da boca limpa e remove quaisquer partículas de alimentos que possam permanecer nos dentes, gengivas e outras áreas da boca. Deve beber um pouco de água após cada refeição para enxaguar qualquer partícula de alimento, e também após cada café para que a cafeína não penetre na sua boca e na sua língua, causando mau hálito e manchas. [Fotografia: iStock]