Medicamento que faz crescer dentes vai começar a ser testado em humanos em setembro

pexels-rodolfoclix-1161929
[Fotografia: Pexels/RodolfoClix]

A data está marcada e procura-se candidatos para teste mundial. A universidade nipónica de Kioto quer voluntários para testar um novo medicamento que reivindica a capacidade de fazer crescer dentes em pessoas adultas e quer começar o teste em humanos em setembro, prevendo prolongamento de ensaios clínicos até agosto de 2025.

O anúncio surge menos de um ano depois de a equipa de cientistas do Japão ter revelado que conseguiu fazer crescer a dentição em animais e, se correr bem, estima-se que esta solução possa estar ao dispor de quem dela precisa – no mercado, portanto – em 2030.

“Queremos fazer algo para ajudar aqueles que sofrem com a perda ou ausência de dentes”, afirmou o chefe de odontologia e cirurgia oral do Hospital Kitano e coordenador da investigação, citado em comunicado. Para Katsu Takahashi, “embora até o momento não tenha havido nenhum tratamento que proporcione uma cura permanente, sentimos que as expectativas das pessoas em relação ao crescimento dos dentes são altas”.

Para já, a equipa revela que os 30 voluntários procurados são apenas do sexo masculino e com idades entre os 30 e os 64 anos. Uma vez cumprida com êxito esta primeira fase de testes, os investigadores preveem testar o medicamento em pacientes com idades compreendidas entre os dois e os sete anos que têm falta de, pelo menos, quatro dentes devido a deficiência dentária congénita, que se estima que afete 1% das pessoas.

Espera-se que o medicamento possa responder também a pacientes que perdem os dentes devido a fatores ambientais, ou seja, uma larga franja da população e frequentemente em idades mais avançadas.