Médico de Cristina Ferreira aconselha o uso de toucas contra a Covid-19

iStock-1167026221 (1)
[Fotografia: iStock]

Mais que nunca e devido à progressiva reabertura dos estabelecimentos e serviços, é preciso redobrar os cuidados higiénicos para prevenir possíveis infeções provocadas pelo novo Coronavírus. Para lá da atenção especial às mãos e à boca, ela também deve ser considerada quando se trata dos cabelos.

Segundo o médico de medicina interna Almeida Nunes, numa altura em que se vive uma pandemia, “andar com os cabelos soltos não é uma mais-valia“. Em entrevista ao Delas.pt, o especialista com presença regular no programa matutino de Cristina Ferreira, na SIC, vinca que não se sabe qual a durabilidade do vírus em várias e diferentes superfícies e, “ao chegar a casa e pegar num bebé, por exemplo, e se ele agarrar nos cabelos, pode estar a transmitir o vírus”.

Almeida Nunes aconselha a que todas as mulheres e homens que tenham o cabelo comprido “devem, pelo menos, enrolá-lo”. Ao fazê-lo, “estamos a diminuir uma zona de exposição. Não é que seja eficaz, mas é mais uma forma de proteção contra a Covid-19″, explicou.

[Fotografia: Instagram]

Se enrolar o cabelo não for suficiente, o médico refere que, para uma segurança adicional, devemos “perder a vergonha e começar a utilizar toucas ou chapéus” quando saímos de casa.

“Para além do enrolar diminuir a zona de exposição, também um chapéu o faz, mas é claro que se deve chegar a casa e lavar o cabelo de seguida“.

Para o médico d’O Programa da Cristina, todo o cuidado é pouco nesta altura e, em suma, para além de dever andar sempre com máscara fora de casa, deve também enrolar o cabelo, “colocar os sapatos sempre à porta de casa e deixar a roupa a arejar“.