
“Após uma avaliação mais aprofundada nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica”.
A nota foi enviada esta quinta-feira, 8 de setembro, pelo porta-voz da monarca britânica. A mesma declaração oficial, num tom grave, refere que a “Rainha continua confortável e em Balmoral”, na Escócia.
A statement from Buckingham Palace:https://t.co/2x2oD289nL
— The Royal Family (@RoyalFamily) September 8, 2022
Segundo avança a imprensa internacional, os familiares já terão sido avisados do estado de saúde a inspirar vigilância.
Esta quarta-feira, 7 de setembro, foi desmarcada uma reunião da monarca com o Privy Council a pedido dos médicos de Isabel II, o que gerou preocupação. A informação oficial vem agora indicar que a rainha, de 96 anos, está sob “supervisão médica”.
Momentos antes do comunicado, a recém-empossada primeira-ministra Liz Truss deixava o parlamento, a par da sua equipa, após terem sido passadas em mãos algumas notas informativas. Logo depois, a nova chefe de Governo mostrou também a sua preocupação nas redes sociais.
The whole country will be deeply concerned by the news from Buckingham Palace this lunchtime.
My thoughts – and the thoughts of people across our United Kingdom – are with Her Majesty The Queen and her family at this time.
— Liz Truss (@trussliz) September 8, 2022
“Todo o país ficará profundamente preocupado com as notícias do Palácio de Buckingham nesta hora do almoço”, afirmou a sucessora de Boris Johnson.”Os meus pensamentos – e os pensamentos de todos em todo o Reino Unido – estão com a Sua Majestade a Rainha e sua família neste momento”.
Desde outubro do ano passado que os problemas de saúde da rainha têm vindo a ficar mais evidentes, com dificuldades para andar e ficar em pé, tendo desde aí, e a espaços, desmarcado alguns encontros e momentos oficiais por motivos médicos.
Segundo avançam fontes oficiais da Clarence House e do Palácio de Kensington, o príncipe Charles, com 73 anos e herdeiro ao trono britânicio, e seu filho mais velho, o príncipe William, 40 e segundo na linha de sucessão.