Medidas radicais: meias descartáveis e testers longe da vista

The perfect fit
[Fotografia: Istock]

As lojas de roupa e de maquilhagem e beleza foram abrindo faseadamente ao longo do mês de maio e com medidas muito semelhantes entre si. No entanto, há margem para cuidados extraordinários em espaços que comercializam produtos de beleza ou sapatos.

Ao Delas.pt, fonte oficial da cadeia de calçado alemã Deichmann refere que, para lá das orientações deixadas pela Direção-Geral de Saúde como o uso de máscara e de gel hidroalcoólico por parte dos clientes, estes receberão, à entrada, ”meias descartáveis” e que “será de uso obrigatório para quem quiser experimentar calçado em loja”.

Quanto aos funcionários, estes terão de se apresentar de máscara e luvas descartáveis, serão sujeitos a controlos de temperatura antes de entrarem ao serviço. Mas há mais: “Todas as tarefas que antes eram desempenhadas por pares, passarão assim que possível, a ser desempenhadas por apenas um funcionário. Também as entradas e saídas vão ser repartidas para evitar a aglomeração de pessoas”, lê-se no comunicado enviada ao Delas.pt, que avança que toda a loja e todos os itens, com horários das 10 às 20 horas, serão desinfetados duas vezes por dia.

Já na maquilhagem, a Kiko anuncia que não haverá make up feita nos espaços físicos. “Os produtos não serão usados no rosto e não serão feitas aplicações. Caso o/a cliente prefira, far-se-á um face chart com as cores que pretende, para que possa ver como fica a sua make up completa”, refere fonte oficial da marca ao Delas.pt.

A política de acesso aos testers será muito restrita. “Eles estarão todos fechados ou cobertos para que os clientes não possa tocar e usá-los. A cada necessidade de testar um produto, os colaboradores da loja higienizarão as mãos e utilizarão utensílios de um só uso para que o cliente possa ver a cor e a textura, sem nunca colocar as mãos diretamente no produto”, reitera fonte oficial. “Caso algum, por lapso, a cliente toque no produto dentro do tester, será destruído de imediato”, antecipa.