Mega almoço de rua e solidariedade na coroação de Carlos III. Então, e Harry?

Britain's King Charles and Queen Consort visit Bolton
[Fotografia: EPA/ADAM VAUGHAN]

A coroação do rei Carlos III de Inglaterra, marcada para 6 de maio, contará com três dias de atividades, incluindo um espetáculo, um almoço de grande escala e um apelo ao envolvimento dos britânicos em voluntariado.

O Palácio de Buckingham, a residência oficial da família real do Reino Unido, divulgou os primeiros detalhes do programa oficial da coroação do rei Carlos III, do qual fará parte um espetáculo de música, dança e luz e com a participação de “ícones mundiais da música”, orquestras e um grupo coral multicultural e inclusivo, referiu a BBC.

Está previsto ainda um “Grande Almoço da Coroação”, de rua, no domingo, dia 7 de maio, enquanto no dia 8, que deverá ser declarado feriado nacional, é feito o apelo aos britânicos para que se envolvam em iniciativas de voluntariado e beneficência.

Carlos III e a Rainha Consorte, Camilla, serão coroados na Abadia de Westminster, numa cerimónia religiosa conduzida pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, líder da Igreja Anglicana.

No comunicado, o Palácio de Buckingham não revelou se o príncipe Harry, filho de Carlos III, e a mulher, Meghan Markle, estarão presentes na cerimónia. Recorde-se que o príncipe, à boleia do seu recente livro de memórias Na Sombra, revelou que ainda não tinha recebido convite. Porém, especialistas dizem ao Delas.pt que acreditam que, apesar da polémica, os duques de Sussex serão convidados.

Antigo embaixador, conhecedor de casas reais europeias, José Bouza Serrano crê que Carlos III possivelmente contará com Harry na coroação. “Acho que o rei vai convidar os duques de Sussex”, afirma. Alberto Miranda, também ele conhecedor das monarquias europeias e autor de livros sobre a matéria e a rainha Isabel II, também acredita nessa possibilidade e diz mesmo que tal se pode ler nas entrelinhas pela forma como o terreno já está a ser preparado: “Fontes dizem já que Carlos III vai abdicar da homenagem dos duques perante o soberano. Se Harry for, não terá de o fazer”, detalha.

 

O Rei Carlos III, de 74 anos, foi proclamado imediatamente após a morte da mãe, Isabel II, 08 de setembro, aos 96 anos e após 70 anos de reinado.

A coroação de Isabel II aconteceu a 02 de Junho de 1953, mais de um ano após ser proclamada, durou quase três horas e contou com 8.251 convidados, representantes de 129 países e territórios.

com Lusa