Meghan Markle e Harry oficialmente casados. Veja as imagens

O príncipe Harry, sexto na linha de sucessão ao trono britânico, e a atriz norte-americana Meghan Markle, são oficialmente marido e mulher e Duques e Duquesa de Sussex, respetivamente.


Veja as imagens do casamento de Meghan e Harry, na fotogaleria, em cima.


O casamento, marcado para este sábado, 19 de maio, começou às 12h06 locais (mesma hora em Lisboa), com uma cerimónia religiosa conduzida pelo deão de Windsor, o reverendo americano David Conner – facto inédito num casamento real britânico – tendo cabido ao arcebispo de Cantuária, Justin Welby, oficializar a união entre Harry, de 33 anos, e Meghan Markle, de 36 anos.

“Declaro-vos marido e mulher”, anunciou o arcebispo de Cantuária, depois de Meghan e Harry terem trocado as alianças, numa cerimónia que contou com um coro gospel, interpretando o tema ‘Stand by Me’, além dos grupos corais mais tradicionais e das composições clássicas.

[Fotografia: Dominic Lipinski/Pool]
A capela de Saint-George, no castelo de Windsor, a oeste de Londres, foi o local escolhido para acolher a cerimónia.

Depois de deixar a capela, o casal seguiu numa carruagem e integrou um cortejo que percorre algumas ruas de Windsor, retomando depois para o castelo.

Entre os convidados do casamento estiveram membros da família real inglesa, desde a rainha de Inglaterra, Isabel II, ao Príncipe Carlos, que acompanhou Meghan Markle até ao altar, assim como o príncipe William e Kate Middleton. Além da realeza britânica, Harry e Meghan convidaram também para o seu casamento apresentadores, atores e atrizes, cantores e desportistas, como George e Amal Clooney, Oprah Winfrey, Vitoria e David Beckham, Joss Stone e Serena Williams, entre outras celebridades.

Na lista de convidados constam 600 pessoas, que foram convidadas para assistir à cerimónia do casamento, bem como para uma receção, que inclui um almoço, oferecida pela rainha britânica no castelo de Windsor.

Uma receção mais restrita será oferecida, hoje à noite, pelo pai de Harry, o príncipe Carlos (o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico), na mansão de Frogmore House, situada a cerca de um quilómetro do castelo de Windsor. Para este evento, apenas foram convidadas 200 pessoas.

No parque do castelo de Windsor, 2.640 pessoas puderam assistir à chegada do príncipe Harry, de Meghan Markle e dos respetivos convidados. Entre estes convidados, 1.200 são pessoas de todo o Reino Unido e 200 membros de organizações de solidariedade.

[Fotografia: REUTERS/Dylan Martinez]
Estima-se que o casamento real, por muitos considerado como um dos eventos do ano, tenha atraído a Windsor mais de 100 mil pessoas do mundo inteiro, segundo indicou a polícia local em finais de março.

Localizada a cerca de 30 quilómetros a oeste da capital britânica e conhecida por ser a residência de fim de semana da rainha Isabel II, a pitoresca cidade transformou-se nos últimos dias numa autêntica fortaleza.

O dispositivo de segurança nesta cidade com pouco mais de 300 mil habitantes foi preparado com vários meses de antecedência.

O custo da operação de segurança, suportado pelos contribuintes britânicos não foi revelado. Em 2011, no casamento do príncipe William, segundo na linha de sucessão ao trono britânico, e de Kate Middleton, o valor ascendeu aos 6,3 milhões de libras (7,2 milhões de euros), segundo a agência Press Association.

A Família Real inglesa pagará o casamento, incluindo a cerimónia, a música, as flores e a receção.

O novo casal real viverá numa casa campestre situada nos terrenos do palácio de Kensington, em Londres.

com Lusa

Imagem de destaque: NEIL HALL/Pool via REUTERS