Meghan Markle mostra que continua feminista e a lutar pelos direitos das mulheres

destaque meghan

Esta quarta-feira, 24 de outubro, os Duques de Sussex visitaram a Universidade do Pacífico Sul em Suva. A deslocação aconteceu no âmbito da sua visita oficial à nova Zelândia e Meghan Markle destacou-se pelo discurso feminista em que salientou a importância da educação na emancipação feminina.

“Todos deveriam poder ter a oportunidade de receber a educação que desejam, mas mais importante ainda é ter o direito a recebê-la. Para as mulheres e crianças dos países em desenvolvimento, isto é vital. (…) Quando se proporciona às raparigas as ferramentas certas para terem êxito, ela podem criar futuros incríveis, não só para elas mas também para todos à sua volta. O meu marido, Harry, e eu desejamos-vos a maior sorte para que continuem os vossos estudos e o vosso trabalho. Os vossos esforços de hoje ajudaram a construir um futuro positivo para cada um de vós e para as vossas comunidades”, disse Meghan.

Além da importância dos estudos, a Duquesa falou ainda de como as bolsas e programas de ajuda financeira podem fazer toda a diferença para centenas de pessoas, dando o seu caso particular como exemplo. “Como estudante universitária, conheço a sentimento pessoal de orgulho e alegria que advém de frequentar a faculdade. Desde o primeiro momento em que recebes a carta de admissão, depois das incontáveis noites de estudo, as amizades para a vida que fazes com os alunos na altura de receber o diploma, a jornada do ensino superior é incrível e transcendental. Também estou ciente dos desafios que frequentar este nível de ensino pressupõe para muita gente no mundo, incluindo eu. Foram as bolsas de estudo, os programas de ajuda económica e os trabalhos estudantis que pagaram diretamente a minha carreira”.

No final do seu discurso a Duquesa de Sussex anunciou que aquela Universidade e Universidade nacional de Fiji, iriam ter acesso a mais dois subsídios destinados à formação das mulheres que trabalham nesta faculdades, para que estas possam aprender e assim crescer nas suas carreiras.

 

Esta foi a primeira digressão Real de Meghan Markle, e com estas palavras a Duquesa mostrou que, apesar de todas as renuncias que teve de fazer, para se tornar parte da monarquia inglesa, a sua voz feminista continua viva e não pensa calar-se.

Imagem de destaque: Reuters

Kate Middleton irrita-se e defende Meghan Markle