Melania e Donald Trump vão vender NFTs de momentos-chave na Casa Branca

donald melania Chris Kleponis_POOL EPA
[Fotografia: Chris Kleponis_POOL/EPA]

Recentemente, Melania Trump leiloou, em NFT, o chapéu que usou na receção oficial que fez ao presidente francês Emmanuel Macron e à mulher, Brigitte. Agora, a iniciativa vai ser alargada. O ex-presidente norte-americano Donald Trump e Melania querem vender 10 mil NFT (representação criptográfica) que ilustrem os momentos-chave do mandato do antigo presidente dos EUA, anunciou quinta-feira a Parler, rede social pró-Trump, adiantou a AFP.

A coleção de objetos numéricos autenticados consiste em “10 obras de arte numéricas originais, destacando momentos emblemáticos da presidência Trump, como a visita de 4 de julho ao Monte Rushmore e o Natal na Casa Branca”, indica um comunicado. As obras só serão reveladas no momento da venda.

Melania Trump lançou no ano passado a sua própria plataforma de NFT, com exemplares numéricos de uma aguarela a representar os seus olhos “azul-cobalto”.

De acordo com o site de informação Vice, a primeira venda em leilão, em janeiro, foi dececionante e os organizadores compraram eles mesmos a coleção. A antiga primeira-dama garantiu que se tratava de uma compra por um intermediário.

Os NFT do milionário norte-americano e ex-presidente dos EUA, batizados de ‘POTUS TRUMP NFT’, serão vendidos a um preço fixo de 50 dólares cada um, através do site usamemorabilia.com, a 21 de fevereiro, dia feriado nos Estados Unidos em honra dos presidentes americanos.

É também a data em que a rede social de Donald Trump, ‘Truth Social’, deverá ser lançada oficialmente, ainda que os media americanos avancem que ela só esteja operacional em março.

A plataforma foi apresentada por Trump como uma alternativa ao Facebook, Twitter e Youtube, das quais foi banido, acusado de ter incitado os seus apoiantes à violência antes do ataque ao Capitólio, a 06 de janeiro de 2021.

O empresário de 75 anos alimenta as dúvidas sobre a sua intenção de tentar novamente uma investidura republicana para uma nova corrida à Casa Branca.

Atualmente está a ser investigado, em processos civis e criminais, sobre a gestão das suas empresas, as suas declarações fiscais, sobre as manobras para se tentar manter no poder depois da derrota nas eleições presidenciais de novembro de 2020 e sobre a gestão de documentos oficiais que deviam ter sido entregues aos Arquivos Nacionais americanos.

A venda de NFT na segunda-feira será em parte gerida pela rede social Parler, que opera o site de vendas e os objetos numéricos “surpresa” serão registados através da blockchain Solana, base de uma criptomoeda que negociava em torno dos 95 dólares a unidade pelas 18:00 de quinta-feira, de acordo com o site coinbase.com.

Esta é a única forma de pagamento aceite para licitar nos leilões de Melania Trump, que abrange também objetos físicos.