Melania Trump leiloa chapéu que usou em receção oficial por 237 mil euros

melania macron abril 2018
[Fotografia: Ludovic MARIN / AFP]

A visita do presidente francês Emmanuel Macron e e da sua mulher Brigitte ficou marcada por alguns acontecimentos inusitados. E, quatro anos depois, esse momento volta a ocupar as páginas de jornal. Melania Trump, ex-primeira dama norte-americana, acaba de por a leilão entre outras peças, o chapéu branco que usou num dos momentos desse encontro.

Uma medida que apanhou de surpresa o protocolo uma vez que contraria o que tem sido a prática vigente por parte de antigas primeiras-damas: doar a peças mais icónicas ao museu nacional de história americana Smithsonian.

Mas Melania tem entendimento diferente e revelou que o dinheiro obtido seria entregue à fundação Be Best, estrutura com a qual Melania trabalhou em iniciativas relacionadas com a infância durante o executivo do marido, Donald Trump. Não avançou, porém, detalhes sobre a percentagem do lucro que será entregue e está a ser polémica por isso.

As peças que integram a coleção ‘Chefe de Estado’ são o chapéu branco de abas largas e alto bloqueado de Hervé Pierre, usado e assinado por Melania, uma aguarela sobre papel e uma Arte Digital NFT com Motion, ambos assinados por Melania Trump e o autor Marc-Antoine Coulon. O leilão encerra dentro de 12 dias e a base de licitação está nos 271 mil e 400 dólares, ou seja, quase 237 mil euros. As obras estão certificadas em NFTs – obras de arte digitais certificadas – e prevê pagamento em criptomoeda.

Recorde-se que as antigas primeiras damas têm doado o seu guarda-roupa para espólio museológico e já conta com mais de três milhões de peças que vão desde acessórios, presentes e vestidos usados em momentos importantes da história dos Estados Unidos da América.

De entre o acervo, destaque para os vestidos inaugurais de Jackie Kennedy, Pat Nixon, Betty Ford, Nancy Reagan ou mesmo Michelle Obama, juntos em exposições que podem ser vistos em Washington, num espaço do museu dedicado a esta temática.