Melania Trump visitou filhos de ilegais e usou casaco polémico

A primeira-dama dos Estados Unidos da América causou polémica na visita que fez esta quinta-feira, 21 de junho, aos centros de detenção do Texas, Estados Unidos da América. Zonas onde crianças estão a ser separadas dos seus pais, imigrantes ilegais, como medida de política migratória de Trump.

A escolha de indumentária de Melania Trump – um casado verde azeitona da multinacional Zara – está a ser considerada de tudo menos diplomática ou, ainda menos, humanitária.

[Fotografia: Kevin Lamarque/Reuters]

O casaco (de 39 dólares, 34 euros) tem inscrito nas costas a frase “I really don’t care, do u?” (Eu não quero mesmo saber, tu queres?, em tradução literal). Para o jornal New York Times, trata-se, nada mais, nada menos, de uma opção “insensível”, “sem coração” e “não pensada”.

“Apenas um casaco” e “recado para as fake news”…

A diretora de comunicação da primeira-dama, Stephanie Grisham, terá respondido que se tratava apenas “de um casaco”, sem “mensagens encapotadas”. Na conta de Twitter, a assessora escreveu mesmo #SheCares (#ElaQuerSaber) e referiu: “se os media quisessem despender tempo e energia em ações e esforços para ajudar as crianças, em vez de especular e focar no guarda-roupa, conseguiríamos tanto mais em prol das crianças”.

Já o presidente dos EUA apresentou uma leitura completamente diferente. Numa mensagem no Twitter, Trump garantiu que se tratava de um recado para as notícias falsas.

A mensagem no casaco de Melania refere-se aos “media que dão fake news”. Isto porque, considera Trump, a primeira-dama “percebeu o quão desonestos esses media são e agora ela já não quer mesmo saber de mais nada”, escreveu.

Recorde-se que esta medida migratória tem gerado contestação, consternação e polémica pelo mundo. Os media avançam que mais de duas mil crianças terão sido separadas dos seus pais, imigrantes que tentavam atravessar ilegalmente a fronteira dos EUA. Uma política na qual Trump já recuou.

Imagem de destaque: Kevin Lamarque/Reuters

O que significa o guarda-roupa de Melania Trump

Melania: 5 sinais de afastamento pessoal e político de Trump