Menstruação. Seis alimentos que ajudam a lidar com os sintomas

pexels-sarah-chai-7262863
[Fotografia: Sarah Chai/Pexels]

Cólicas menstruais, barriga inchada, dores de cabeça, mudanças de humor e maior apetite. Estes são apenas alguns dos sintomas que quase todas as mulheres experienciam uma vez por mês. Há quem recorra a sacos de água quente para minimizar as dores ou até um comprimido com efeito rápido, no entanto estes não são os únicos mecanismos capazes de atenuar estas manifestações.

A alimentação pode influenciar – e muito – como nos sentimos durante o período. A profissional de nutrição lembra que existem certos alimentos a privilegiar e a evitar durante esta altura do mês. Bebidas estimulantes, como café, chá verde e preto podem, por exemplo, provocar insónias, pelo que não são aconselháveis, tal como álcool, alimentos ricos em sódio e grãos refinados.

Veja a lista abaixo.

Chocolate: Fonte de triptofano e magnésio, ajuda no alívio dos sintomas de stress e mau humor.

Brócolos: Fonte de ferro, ácido fólico, cálcio, potássio e vitaminas A, C, K, são um aliado para quem sofre de dores de cabeça nesta fase.

Chás calmantes: Camomila, cidreira e passiflora ajudam a amenizar as cólicas, a ansiedade e a tensão pré-menstrual.

Salmão: Alimentos ricos em ómega-3, ácido gordo essencial polinsaturado, que auxilia no combate da depressão e no controlo do peso.

Nozes: Ricas em ómega-3

Banana: Acido gordo essencial polinsaturado, que auxilia no combate da depressão e no controlo do peso.