Mentiras e estratégias intemporais das adolescentes para irem à discoteca

Não é um problema de todos os adolescentes, mas grande parte já o fez: mentir aos pais para ir à discoteca. Quem nunca? E a verdade é que as desculpas e estratégias continuam a ser mais ou menos as mesmas ao longo dos tempos modernos.

Com a ajuda de três raparigas, entre os 15 e os 18 anos, revelamos-lhe os principais esquemas a que recorrem para sair à noite. Fique atento, principalmente, às “dormidas” em casa das amigas – sim, esta continua a ser a clássica mentira e aquela de que os pais menos desconfiam.

Apesar de as entradas nos espaços noturnos requisitarem uma idade superior a 18 anos, os menores arranjam quase sempre forma de garantir acesso. Claro que nem todos os episódios correm como o esperado, “há imprevistos”. Podem não conseguir entrar, seja pela roupa, que não é a mais indicada, ou pela aparência demasiado jovem, mas ainda assim preferem correr o risco de ficar à porta. E depois? Prepare-se: “ficamos na rua à espera que seja de manhã para podermos ir para casa” – diz uma delas.

“A minha mãe não sabe que eu estou aqui”, é uma frase que a maioria repete. Além das desculpas, elas próprias arranjam estratégias para que a coisa corra da melhor maneira. A grande preocupação é “tentar parecer mais velha”. Usar salto alto e abusar na maquilhagem são alguns dos truques.

Muitas das vezes, os seguranças que estão à porta, caso não desconfiem da idade, deixam entrar sem questionarem pelo documento de identificação. “Desde que estejas apresentável e que não pareças demasiado nova” – garantem, assumindo a maior facilidade que as raparigas têm na entrada das discotecas e noutros espaços noturnos, em relação aos rapazes.

Outra forma de garantir um pezinho de dança é pertencer à guest list – lista que reúne os nomes dos privilegiados que não têm que ficar na fila para entrar, nem têm que pagar nada para desfrutar do espaço. Normalmente conseguem esse privilégio através de um amigo que esteja a trabalhar como relações públicas dentro do estabelecimento. Assim é uma forma de evitar que o segurança peça o documento que as identifica.
Percorra a galeria e conheça as desculpas e estratégias que as adolescentes arranjam para conseguirem sair à noite às escondidas dos pais. O cenário não mudou muito de figura mas parece que continuam a resultar.

 

Acha que sabe quando os seus filhos estão a mentir? Pense melhor no assunto

Casais mentem quando a mulher ganha mais que o marido