“Alice serve-te uma bebida na aldeia natalícia”. Foi com esta frase chamativa que a cidade francesa de Nice revelou nas redes sociais o arranque de mais um mercado de Natal, este ano com uma ‘atração’ peculiar: uma escultura em forma de mulher, em madeira robotizada que, acionada por uma moda, serve uma bebida a quem pagar. O inesperado é que esta controversa obra implica a introdução da moeda entre os seios da escultura.
Rapidamente, os coletivos feministas mostraram e tornaram pública a sua indignação perante a inusitada proposta de diversão na aldeia natalícia. Alice acabou por ser removida da programação das festas após protesto reveladi nas redes sociais.
No Instagram, a conta do coletivo feminista Pépite sexiste – associação que luta contra o sexismo e os estereótipos difundidos pela publicidade e marketing – denunciou a atração: “Nice está tão orgulhosa disto que até o divulga nas redes sociais”.
Após o protesto, a autarquia removeu os anúncios das redes sociais e removeu o stand que contava com mais duas máquinas, uma delas um macaco em que era preciso introduzir uma moeda na zona barriga. À imprensa, a autarquia, presidida por Christian Estrosi, reconheceu que a atração era “inadequada” e afirmou que “a animação temporária não estará presente” na aldeia natalícia de Nice.
A empresa Compagnie Bitonio diz-se surpreendida com a decisão uma vez que afirma ter levado esta atração a vários eventos e nunca tinha havido polémica.