Subir

Met Gala 2018 junta moda e religião

Corpos celestes: moda e imaginação católica” é o tema do Met Gala 2018 e da exposição que estará patente de 10 de maio a 8 de outubro do próximo ano, no Metropolitan Musuem of Art, em Nova Iorque.

Com o foco na Igreja Católica, a exposição será composta por 150 peças e terá como modelo central o traje papal, cedido pela sacristia da Capela Sistina, que raramente sai do Vaticano.

A mostra inclui peças de Coco Chanel, Donatella Versace e John Galliano, todas com uma linha eclesiástica que mostra a influência da religião na moda.

Além de estar representada com peças na exposição, Donatella Versace será uma das anfitriãs de ‘“Corpos celestes: moda e imaginação católica’, juntamente com Rihanna e Amal Clooney.

The Costume Institute’s spring 2018 exhibition “Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination” will open May 10 at The Met Fifth Avenue and The Met Cloisters. #MetHeavenlyBodies will feature a dialogue between fashion and religious artworks from the museum’s permanent collection to examine the relationship between creativity and the religious imagination. El Greco (Domenikos Theotokopoulos) (Greek, 1540/41–1614). Cardinal Fernando Niño de Guevara (1541–1609), ca. 1600 and Cristóbal Balenciaga (Spanish, 1895–1972) for House of Balenciaga (French, founded 1937). Evening coat, autumn/winter 1954–55. Digital composite scan by Katerina Jebb #TheMet #MetCloisters #CostumeInstitute @metcostumeinstitute @themetcloisters #KaterinaJebb

A post shared by The Met (@metmuseum) on

Com curadoria de Andrew Bolton, para quem esta relação entre a fé e a moda é algo “complexo e por vezes contestado”, a exposição pretende “colocar a moda dentro de um ‘contexto mais amplo de religião’ (como pinturas e arquitetura), mostrando como o ‘cristianismo material’ ajudou na criação de ‘imaginação católica’”, avança a Vogue Americana.

Este ano, a exposição vai estar distribuída por três sítios diferentes: no Anna Wintour Costume Center, nas galerias medievais do Metropolitan Museum e no Cloisters.

Estará ainda exposto um catálogo com fotografias de Katerina Jeeb.

 

[Imagem de destaque: The Metropolitan Museum of Art]

Desfile de excentricidade na passadeira vermelha da Met Gala