Mexa-se! Oito ideias para começar a fazer exercício já

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado esta semana, refere que 43,4% dos portugueses praticam atividade física considerada insuficiente. Por género, essa percentagem sobe, sendo de 48,5% nas mulheres e de 37,5%, nos homens. A prática insuficiente de atividade física tem graves consequências na saúde humana, como lembra a OMS. Doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, demência e alguns tipos de cancro estão entre os riscos associados.

Os dados divulgados esta semana, que abrangem um período compreendido entre 2001 e 2016, são acompanhados do lançamento de um movimento de sensibilização da população para a importância da atividade física na prevenção da doença e na promoção da saúde. Designado de ‘Movimento Portugal Ativo’, foi criado pela Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal (AGAP), propõe-se a atingir, até 2020, a fasquia de um milhão de praticantes de atividade física acompanhada, contribuindo para a meta Europeia de 80 milhões de praticantes até 2025.

Mas há mais formas de praticar atividade física, sem ser necessariamente num ginásio. Na galeria, em cima, pode ver também outras opções que ajudam a pôr o corpo a mexer.

Novelas: Onde aprender a dançar como as atrizes portuguesas

5 exercícios para conseguir uma barriga perfeita