Michelle Obama e Sharon Stone atacam Donald Trump

BeFunky-collage
[Fotografia: Instagram]

Nos Estados Unidos da América, a pandemia provocada pelo novo Coronavírus já atingiu mais de cinco milhões de pessoas e já provocou mais de 170 mil mortes. Com os dados a piorarem de dia para dia, a população norte-americana tem vindo a revoltar-se contra o atual presidente dos EUA, Donald Trump, por este não adotar as devidas medidas de segurança para travar a doença.

Com as eleições presidenciais norte-americanas a serem realizadas a 3 de novembro, várias personalidades têm falado contra o Donald Trump, destacando que este não é o presidente indicado para o país.

Depois de Kamala Harris ter sido anunciada como a escolha de Joe Biden para ser vice-presidente em caso de vitória à Casa Branca, várias celebridades mostraram o seu apoio através de publicações feitas nas redes sociais.

https://twitter.com/Pharrell/status/1293318595015880704

View this post on Instagram

Choosing a vice president is the first important decision a president makes. When you’re in the Oval Office, weighing the toughest issues, and the choice you make will affect the lives and livelihoods of the entire country – you need someone with you who’s got the judgment and the character to make the right call. Someone whose focus goes beyond self-interest to consider the lives and prospects of others. @JoeBiden nailed this decision. By choosing Senator @KamalaHarris as America’s next vice president, he’s underscored his own judgment and character. Reality shows us that these attributes are not optional in a president. They’re requirements of the job. And now Joe has an ideal partner to help him tackle the very real challenges America faces right now and in the years ahead. I’ve known Senator Harris for a long time. She is more than prepared for the job. She’s spent her career defending our Constitution and fighting for folks who need a fair shake. Her own life story is one that I and so many others can see ourselves in: a story that says that no matter where you come from, what you look like, how you worship, or who you love, there’s a place for you here. It’s a fundamentally American perspective, one that’s led us out of the hardest times before. And it’s a perspective we can all rally behind right now. Michelle and I couldn’t be more thrilled for Kamala, Doug, Cole, and Ella. This is a good day for our country. Now let’s go win this thing.

A post shared by Barack Obama (@barackobama) on

Mas agora, a ex-primeira-dama Michelle Obama criticou Donald Trump de forma inédita na campanha eleitoral americana. “Donald Trump é o presidente errado para o nosso país”, disse, ao discursar em defesa da eleição do democrata Joe Biden na abertura da Convenção Nacional Democrata, na noite de segunda-feira, 17 de agosto.

Nos EUA, os ex-presidentes não têm o hábito de criticar os antecessores. Tampouco ex-primeiras-damas. Mas Michelle Obama, com alta popularidade entre os norte-americanos, fez um duríssimo discurso contra o atual presidente.

A autora do livro Becoming: A Minha História lembrou que Donald Trump divide o país, perdeu no voto popular em 2016 e não está à altura do cargo. Após dizer que este era o presidente errado para os EUA, Michelle Obama afirmou que “ele teve todo o tempo para provar que poderia fazer o trabalho”, mas essa missão estaria além da capacidade do republicano.

“Se temos alguma esperança de acabar com este caos, temos de votar no Joe Biden como se a nossa vida dependesse disso“, afirmou, acrescentando que “ele [Trump] não está à altura do momento. Ele simplesmente não consegue ser o que precisamos que fosse por nós”.

Segundo Michelle Obama, “o que está a acontecer no país não é correto, não é o que queremos ser”. A antiga primeira-dama alertou os norte-americanos sobre o risco de reeleger Donald Trump: “se pensa que as coisas não podem piorar, confie em mim. Elas podem e vão piorar, se nós não fizermos uma mudança nestas eleições”.

Mas as críticas duras a Donald Trump não pararam em Michelle Obama, também a atriz Sharon Stone utilizou as suas redes sociais para criticar o atual governo quanto à sua resposta à pandemia da Covid-19.

A irmã da atriz de 62 anos, doente crónica de Lúpus, foi diagnosticada com Coronavírus e está a lutar pela vida, sendo que a sua avó já morreu devido à doença.

“A minha irmã Kelly, que já tinha Lúpus, tem agora Covid-19. Um de vocês que não usam máscara fez isto”, escreveu a estrela na sua conta de Instagram no passado domingo, 16 de agosto.

Lúpus é uma doença autoimune sem cura que causa inflamações e inchaços no corpo e que, por afetar o sistema imunitário do portador, está na lista de enfermidades potencialmente fatais se conjugada com a infeção por Covid-19.

Na publicação é possível ver um quarto totalmente equipado para lidar com casos de Coronavírus e pessoal médico vestido com equipamentos de proteção individual.

https://www.instagram.com/p/CD7mIoWpXcA/

Sharon Stone, que tem vindo a fazer vários apelos nos últimos meses para que as pessoas usem máscaras, volta a fazê-lo na publicação: “usem uma máscara! Por vocês e pelos outros. Por favor”.

Numa outra publicação, a artista aproveitou também para apontar o dedo às autoridades de saúde, denunciando que os enfermeiros a tratar da sua família não podem ser testados à Covid-19 por não existirem testes para profissionais de saúde naquele estado, e às autoridades locais, que não têm respondido aos seus apelos.

https://www.instagram.com/p/CD93GU6J_OL/

A atriz termina a publicação sugerindo que a responsabilidade pelas dificuldades no combate contra a Covid-19 recaem sobre o governo de Donald Trump, apelando ao voto nas eleições presidenciais norte-americanas em novembro.

Sharon Stone explicita o seu apoio aos candidatos democratas, Joe Biden e Kamala Harris, pedindo aos seus seguidores para não votarem “num assassino”, numa alusão ao atual presidente.