Flossing: tudo o que precisa de saber sobre a tendência ousada do verão

Christopher Esber Insta
[Fotografia: Christopher Esber/Instagram]

Os biquínis e os fatos de banho foram os primeiros a responder a este repto da moda já este ano de 2021, como avançou o Delas.pt, mas a tendência do uso de cordões e fitas sobre o abdómen e sobre as costas estão a tomar de assalto o guarda-roupa deste verão, sendo usados em vestidos, saias, calças, camisas e tops. Por vezes, como elo de ligação, noutras meramente decorativos.

O nome tem, como é cada vez mais hábito, uma designação em inglês e este movimento não é exceção. Literalmente, Flossing significa limpeza com fio dental, na higiene oral, e que nada tem que ver com a moda. Porém e como todos os vasos são cada vez mais comunicantes, empresta aqui o nome por via das fitas estreitas e pouco espessas em tecido que usa e que acrescenta à indumentária.

E se no virar deste milénio, as tiras começavam a dar os primeiros sinais de que iriam integrar o guarda-roupa, ele foi-se consolidando na segunda década do século XXI. O designer australiano Christopher Esber está, em grande medida, relacionado com a divulgação desta tendência, usando-a para decorar as peças que criava com recurso a fitas e nós.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Christopher Esber (@christopher_esber)

Entre a lista de reputadas fãs desta ousadia estão a cantora e atriz Zendaya e a manequim Emily Ratajkowski. Recentemente, o francês Jacquemus puxou a ideia, reinterpretou-a e acomodou-a na nova coleção primavera/verão 2021.

O abdómen surge, nesta corrente, como o ponto corporal de destaque e sobre o qual se atravessam todas as fitas, em todos os sentidos e direções, deixando correr livre a criatividade. Aliás, a expressão Midriff Flossing significa exatamente o uso deste entrançado sobre a barriga destapada.