Miguel Vieira de preto e branco em Nova Iorque

Esta terça-feira dia 12 de setembro Miguel Vieira apresentou as suas propostas para a próxima primavera em ambiente de comemoração. O designer português celebra este ano 30 anos de carreira.

O desfile no âmbito do Portugal Fashion, estava marcado para as 17h no Piers 59, em Nova Iorque, mas imprensa portuguesa chegou antes da hora marcada para poder vaguear pelos bastidores livremente. Nos cabides vimos padrões gráficos e fomos surpreendidos por apontamentos de rosa claro que se destacavam no meio do preto e branco – a assinatura do estilista português. Como é que ainda não se cansou deste par perfeito depois de três décadas? “O preto e o branco são duas cores que exigem uma grande criatividade. Enquanto um modelo de vestido se tiver várias versões de cores diferentes vão parecer peças distintas, com o preto e o branco isso não acontece, cada peça tem de ser única,” explicou o designer ao Delas.pt.

Esta parelha cromática não surgiu apenas nas peças de roupa mas também na manicure, um detalhe em que reparámos assim que entrámos nos bastidores. Do look de beleza escolhido, também a maquilhagem prateada e gráfica com um reflexo bem no meio da pálpebra mereceu a nossa atenção e entusiasmo.

Mas os verdadeiros reis deste desfile foram os materiais; mais uma vez Miguel Vieira apostou na tecnologia e além dos cortes a laser – que utilizou muito na coleção passada para tornar as saias de cabedal mais leves e fluidas e da termocolagem que aposta na sobreposição de materiais diferentes compondo um tecido único, foi ainda utilizada uma nova técnica que consiste na aplicação de uma tinta sobre o tecido que depois de seca racha, dando ao material um toque de papel. “Nesta coleção houve uma inovação muito grande nos materiais. Todos os tecidos foram criados por nós próprios, são materiais termocolados, são tecidos onde existem desenhos gráficos cortados a laser e termo colados, misturando vários materiais nobres.”

Estes materiais mais tecnológicos são mais estruturados, uma característica que serviu na perfeição ao estilo mais desportivo de algumas peças. Punhos e bainhas com elásticos, mangas sem costura de cavas, bainhas de corte arredondado e decotes redondos foram alguns dos elementos que revelaram a inspiração desportiva do designer, que por sinal também desenha uma linha técnica de desporto para a Sport Zone.

A contrastar com estas peças mais práticas, mas feitas em materiais ricos – uma combinação bem ao estilo nova iorquino – Miguel Viera apresentou vestidos assimétricos e saias com alguma roda mas tamanho mini, em tecidos leves como a seda. Vestidos de apenas uma manga e saias cruzadas com uma altura desnivelada foram dois dos elementos mais interessantes do desfile e que fizerem da assimetria um dos pontos chaves da coleção. Não faltaram ainda as franjas e as transparências, nem os acessórios. Os cintos ganharam uma fivela redonda grande com o logótipo do designer, alusivos aos trinta anos de carreira surgiram vários pregadores que foram a presos a algumas das peças. Dos sapatos podemos garantir que se mantém a sola azul esverdeada característica da marca e que segundo o que as modelos comentavam nos bastidores são bastante confortáveis, visualmente é um grande laço lateral que salta à vista.

Assim se celebraram trinta anos de uma carreira pautada por um estilo muito constante e que ultimamente tem apostado numa maior inovação tecnológica. A próxima etapa é a “feira de Milão, mas também temos agentes de outros países que também já começaram a trabalhar, logo depois do desfile de homem que correu muito bem tal como as respetivas vendas. Agora temos a coleção de mulher para começar a vender”, contou o estilista ao Delas.pt. Um objetivo para o qual este desfile em Nova Iorque irá contribuir, já que “quando se faz qualquer desfile em qualquer parte do mundo não significa que existam notas de encomenda de imediato, mas obviamente que posteriormente quando vou para as feiras de vendas existe uma repercussão bastante grande. Os byers americanos que passam por lá lembram-se da marca e do desfile e isso é muito importante.”

Conheça a coleção de Primavera- Verão 2018 na nossa galeria.


Veja também a entrevista com a designer Katty Xiomara em Nova Iorque.