Milhões de famílias vivem nos extremos: com fome ou com obesidade

Entre o absoluto excesso e o irredutível nada. O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), afirmou que no mundo há atualmente 830 milhões de famílias obesas e adiantou que está na hora de procurar novos modelos para enfrentar esta epidemia.

Do outro lado desta tragédia, há uma outra de igual dimensão: a fome continua a subir no mundo, apesar dos programas de erradicação lançados, diz o diretor-geral da FAO José Graziano da Silva, no Fórum Internacional Territórios Relevantes para Sistemas Alimentares Sustentáveis (FISAS).

Mulheres pobres ficam obesas porque dão os melhores alimentos aos filhos

Segundo os últimos números apresentados em Nova Iorque no início desta semana, Graziano da Silva disse que a fome continua a subir, sendo que atualmente estima-se em 830 milhões de famílias que são afetadas por este flagelo.

Contudo, adiantou que pior do que a fome é o número de famílias obesas no mundo, que atingiram os 830 milhões atualmente. “A obesidade está em todo o lado, afeta crianças, homens e mulheres quer em países desenvolvidos quer em países em via de desenvolvimento“, frisou. O diretor-geral da FAO deixou uma mensagem e um alerta para que, rapidamente, se procurem novos modelos para enfrentar a epidemia da obesidade.

“Está na hora de procurar novos modelos para poder enfrentar a epidemia da obesidade e a insegurança alimentar. Só perdemos quando não lutarmos. É isso que temos que continuar a fazer”, pediu, a partir de Monsanto, em Idanha-a-Nova, onde decorre este encontro.

Outro dado que preocupa Graziano da Silva diz respeito ao número de pessoas que são afetadas pela insegurança alimentar em todo o mundo e que atualmente está nos dois biliões de indivíduos.

“Isto quer dizer que uma em cada quatro pessoas não sabe se vai ter o que comer durante uma semana. Essa insegurança [alimentar] aumenta quando há guerras ou secas”, sustentou. O diretor-geral da FAO sublinha que estes, são números assustadores: “Aumenta a fome, a má nutrição e aumenta a insegurança alimentar. Temos que fazer algo rapidamente para alterar isto“.

CB com Lusa

Imagem de destaque: DR

A luta de Cláudia: “Com 12 anos já pesava 100 quilos, hoje peso 65”

Obesidade: a doença ignorada que afeta 1,4 milhões em Portugal