O Conselho de Ministros aprovou, neste mês de agosto, uma despesa de 25,3 milhões de euros para o programa de apoio à juventude “Tens futuro em Portugal”, destinado à distribuição de produtos de higiene menstrual, alojamento estudantil e cheques nutricionista e psicólogo.
O valor maior, 10 milhões de euros entre este ano e o próximo, destina-se a “suportar a distribuição gratuita de produtos de higiene menstrual nas escolas e nos centros de saúde”.
O ministro da Presidência, António Leitão Amaro, defendeu que esta é uma “medida fundamental para combater a pobreza menstrual, a desigualdade de oportunidades que afeta muitos jovens”.
Para o alojamento estudantil “são cerca de 7,5 milhões de euros entre o ano de 2024 e 2025 para pagar camas protocoladas entre as instituições de ensino superior e entidades e estabelecimentos que disponibilizem camas de vária natureza”, indicou também.
O Governo aprovou ainda a despesa de 7,9 milhões de euros entre este ano e o próximo para o pagamento dos profissionais de saúde que no âmbito da medida do “cheque psicólogo e cheque nutricionista”.
com Lusa