Quem é a milionária que anda com as joias de Maria Antonieta?

Chama-se Eugenie Niarchos, é neta do multimilionário armador grego Stavros Niarchos, e tem uma marca de joias de luxo, cujo requinte e elegância transportam as clientes para anos dourados como as décadas de 20 e 50.

Mas é por outras preciosidades que a herdeira do homem que nos anos 60 mediu forças no controlo marítimo, e fortuna, com Aristóteles Onassis mais se destacou nos últimos dias nas suas redes sociais. Na conta de Instagram, Eugenie, designer da Venyx, mostra como tem andado a provar peças que outrora pertenceram a Maria Antonieta (1755-1793), rainha consorte de França, e que no próximo 12 de novembro serão leiloadas pela Sothebys‘ em Genebra, num evento bastante aguardado, já que pela primeira vez este tesouros com mais de 200 anos poderão ser vistos pelo público.

Qual montra ambulante no valor de largos milhares de euros, a milionária deixou-se fotografar com uns brincos com pérolas, um material bastante apreciados pelas cortes do século XVIII – veja na galeria a imagem em questão, entre outras referências de estilo da grega, que soma mais de 40 mil seguidores. Conhecida pela sua extravagância, a monarca que haveria de se submeter ao veredicto da guilhotina, adorava diamantes, mas também as ditas pérolas.

Maria Antonieta numa pintura de Louise Elisabeth Vigée-Lebrun, de 1783

Entre o conjunto de peças que serão leiloadas pela Sotheby’s contam-se um pendente com uma pérola natural de dimensões excecionais (26 mm x 18 mm), com um valor estimado que pode ascender aos quase dois milhões de euros, um par de brincos como os que Eugenie exibe na imagem (que facilmente pode chegar aos 50 mil euros), e ainda um colar com 300 pérolas naturais que rondará com facilidade os 250 mil euros.

“Joias Reais da coleção Bourbon-Parme” é o mote do leilão, que recupera séculos de história e outras preciosidades saídas de diferentes casas reais, Europa fora, numa mostra inédita.

Colar de diamantes que pertenceu à rainha francesa e que irá a leilão este outono

Quanto a Eugenie, de 32 anos, a filha do colecionador de arte Philippe Niarchos e de Victoria Guinness (da famosa cervejeira) estudou marketing de moda em Londres, onde está sedeada, e estagiou na Vogue francesa e na casa Christie’s antes de se atirar à sua própria marca. O seu leque de amigas inclui Carlota do Mónaco e Tatiana Santo-Domingo, as suas fotos dão conta de um verão europeu disperso por pequenos paraísos gregos e italianos, o seu rosto ocupa as páginas das revistas de moda e celebridades, e as suas viagens levam-na a coordenadas exóticas, de onde habitualmente traz inspirações para as suas peças.

https://www.instagram.com/p/Bgae0NWgi-s/?taken-by=venyxworld

Não estranha que funcione como uma espécie de embaixadora para voltar a dar vida a artigos que luziram em tempos no pescoço e orelhas de Maria Antonieta. Aliás, na sua conta pode ver como em ocasiões anteriores a Sotheby’s confiou nos seus dedos para partilhar com o mundo aqueles que, já dizia Monroe, são os melhores amigos das mulheres.

O estilo irrepreensível de Victoria Beckham que queremos copiar