Mimicat: “A livre submissão devia ser alargada no Festival da Canção”

52741004392_f7e627093b_k-1
[Fotografia: Divulgação]

A livre submissão, que contrasta com os convites feitos pela organização para a participação no Festival da Canção 2023, esteve em destaque na edição deste ano, com a vencedora, Mimicat, a tomar a iniciativa de enviar a sua música para a RTP1, assim como dois dos artistas favoritos do público: Edmundo Inácio, que ficou em segundo lugar, e Inês Apenas.

Por volta da uma da manhã deste domingo, a intérprete, que vai representar Portugal na Eurovisão, em Liverpool, Inglaterra, na semifinal de 9 de maio, admitiu que a livre submissão deveria ser alargada.

“Podia ser mais alargada, claramente, haver mais canções, porque este ano provou que a livre submissão não peca nada por falta de qualidade, pelo contrário”, disse ao Delas.pt.

“Eu e o Edmundo, que éramos os favoritos, somos da livre submissão, a Inês APENAS também. Não desprimorando os colegas convidados, eles tiveram a benesse de ter o convite e nós submetemos as nossas canções”, lembrou.

No empate com Edmundo Inácio, durante a escolha do júri, Mimicat garante que chegou a pensar que “o segundo lugar era ótimo”. “Estava na dúvida, porque ele tem canção incrível e muito apoio na Internet, quem ganhasse estava bem ganho, ficaria feliz por ele”.

Em seguida, a artista de Coimbra justificou a frase “precisava muito disto”. “Sou uma cantora de nicho, estive parada algum tempo porque fui mãe, mas na verdade nunca tive muito reconhecimento do público nem das plataformas que passam a maior parte da música que é muito conhecida”.

“Há duas mãos cheias de artistas que são muito conhecidos em Portugal e milhares que são talentosos como eu, ou mais, que não têm hipótese de ter a sua plataforma. O Festival serve para isto mesmo, cresci com o concurso a criar carreiras, aconteceu com o Salvador, com a Maro ou com a Elisa”.

A artista lembrou, finalmente, os tempos difíceis para singrar como artista. “Tentei desistir da música, mas o chamamento era mais forte, investi dinheiro que não tinha, fiz sacrifícios familiares e, finalmente, as coisas começaram a acontecer agora”.