Minnie Driver sobre assédio sexual: “A sociedade permite-o”

Cast member Driver attends a panel for the television series

Uns dias de férias na Grécia transformaram-se numa experiência traumática para Minnie Driver. A atriz britânica tinha 17 anos quando um rapaz a agarrou “pelo cotovelo” e lhe disse: “Vais dançar comigo”. “Respondi-lhe que não e afastei-me dele. Ele puxou-me pelo cabelo, eu tentei libertar-me e ele esmurrou-me”, contou em entrevista ao programa ‘StandUP! With Pete Dominick’ da estação de rádio norte-americana Sirius XM.

A atriz e cantora, hoje com 46 anos, quis apresentar queixa junto das autoridades gregas, mas não foi bem-sucedida, já que foi a si que atribuíram a culpa. “A forma como a polícia colocou os acontecimentos foi a seguinte: “Este rapaz estava apenas a divertir-se e se você tivesse concordado com ele tudo teria corrido bem. Se tivesse apenas dançado com ele não estaria na situação em que se encontra agora”, contou a também cantora e compositora.

Minnie Driver acredita que são casos como o que experienciou, em que o dedo é apontado às vítimas, que fazem com que muitas mulheres que sofrem de assédio sexual se remetam ao silêncio. E acusou a sociedade de não culpabilizar os homens quando estes “chegam junto das jovens e lhes tocam, e lhes colocam as mãos no fundo das costas”. “A sociedade permite-o. É algo que temos de suportar”, desabafou a britânica.

“As mulheres podem ser molestadas e tocadas. Quando uma jovem diz alguma coisa sobre isso, é desprezada”.

A terminar, a intérprete de ‘Good Will Hunting’ referiu que é por isso que não conhece “uma única mulher que não tenha sido sexualmente assediada em algum momento da sua vida”. “Conheço até demasiadas mulheres que passaram por isso”.