Mitos e verdades sobre como cuidar das sobrancelhas

jared bailey

As sobrancelhas são cada vez mais importantes no universo da beleza. Além de serem um elemento que ajuda a definir o rosto, são cada vez mais e mais diversos os produtos de maquilhagem destinados a esta parte da cara. O Delas.pt falou com Jared Bailey, especialista em sobrancelhas da Benefit, para saber como cuidar e embelezar as sobrancelhas.

As sobrancelhas são a forma original de contouring, porque a forma pode alterar completamente a forma da cara”, explicou ao Delas, Jared Bailey.

A nossa expressão altera-se quando arranjamos esta zona do rosto, basta pensar nos desenhamos animados para percebermos que isto é verdade. Confusa? Explicamos melhor: Sabe o que têm em comum a madrasta da Branca de Neve, a Maléfica e a Úrsula além de serem vilãs de filmes da Disney? Todas têm sobrancelhas angulosas que lhes reforçam o olhar zangado de má da fita. Por isso, é que é tão importante escolher o desenho certo para as nossas sobrancelhas.

https://www.instagram.com/p/Bcvo1fQB7mc/?taken-by=jrobertbailey

 

Mas como sabemos que fazemos uma escolha acertada? “A Benefit tem uma mapa da sobrancelha alicerçado em três pontos que são fundamentais para definir a forma e mudar completamente o rosto. O primeiro é marcado no ponto em que uma linha vertical imaginária deve ser traçada da ponta do nariz até encontrar a sobrancelha, e é partir daqui que ela deve começar. O segundo é a diagonal que vai da ponta do nariz, passando pelo ponto central da íris e que termina na parte superior da sobrancelha. É aí que se marca a parte mais alta do desenho”. Por fim, prossegue, “o terceiro ponto é marcado com uma diagonal que passa na ponta do nariz e pelo canto exterior do olho”. “Quando essa linha atinge a sobrancelha, marcamos o ponto que define o final da mesma”, esta é técnica usada por todos os especialistas em sobrancelhas da marca, como explicou Jared.

Mesmo com este pontos, é possível alterar o ângulo que queremos dar: Se queremos uma linha mais redonda ou mais reta, ou se gostamos de ter alguns pelos desalinhados ou se preferimos um design mais delineado.

Para fazer esta escolha da forma mais acertada, “devemos ter em conta a forma da nossa cara, as sobrancelhas devem ser desenhadas de acordo com a forma do rosto. Mas o estilo pode ser o que se quiser: mais natural, mais selvagem, mais fina e desenhada, pode ter textura e cor“.

Mitos e verdades

Há vários mitos relacionados com as sobrancelhas, alguns tornaram-se verdadeiras lendas urbanas. Há por exemplo quem jure a pés juntos que elas quando são depiladas não voltam a crescer. Se assim fosse, bastava arranjá-las uma vez e nunca mais nos teríamos de preocupar, o que seria um descanso – para dizer a verdade -, mas a realidade não é essa. No entanto, esta teoria tem um fundo de verdade como nos explicou Jared Bailey: “O que acontece é que cada pelo está ligado a um vaso sanguíneo, e se é arrancado da forma errada pode danificar o mesmo e isso vai fazer com que nunca mais cresça”.

Outra crença popular é a de que as sobrancelhas devem ser absolutamente simétricas, uma ideia completamente errada, já que o nosso rosto é desigual e os pontos-chave das sobrancelhas são marcados tendo em conta essas diferenças. “As sobrancelhas são irmãs, não são gémeas“, é uma das frases mais ditas nas formações da Benefit.

Entre as grandes dúvidas em relação a este tema está ainda a cor certa para as colorir. Afinal, devem ser exatamente da cor do cabelo, mais escuras ou mais claras? “O cabelo das pessoas tem diferentes tons, há quem pague bom dinheiro para ter essas nuances e há quem as tenha naturalmente. Para obter o look mais natural devemos escolher o tom mais escuro do cabelo e procurar a tonalidade que mais se aproxima deste”, garante o especialista Jared Bailey.

Eis os bâtons do momento

 

Imagem de destaque: Instagram Benefit Portugal