Moda: Marcas estão a transformar máscaras em acessórios coordenados

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[Fotografia: Instagram]

Depois de o Governo ter imposto o uso obrigatório de máscaras de proteção individual em espaços públicos fechados, estes itens passaram a fazer parte da nossa vida, tornando-se agora um acessório obrigatório para maior parte das pessoas. No mundo da moda, várias marcas começaram a fazer produções do produto para estarem de acordo com as peças de vestuário que são usadas habitualmente.

As marcas de alta-costura têm vindo a mostrar máscaras de destaque nas suas coleções há alguns meses. Os designers começaram a imaginar o seu novo status nos mercados europeu e norte-americano, com a sua presença cada vez maior nas coleções primavera/verão 2020.

Marcas parisienses, incluindo Marine Serre, enviaram modelos para as passarelas em estilos estampados. Enquanto a Off-White lançou uma máscara perto do início do ano que se tornou o item de roupa masculina mais pesquisado no mundo no primeiro trimestre de 2020, de acordo com a plataforma de pesquisa de moda global Lyst.

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MARÉE NOIRE SS20 Gold Line Tailoring Photography @benoitbethume Casting @williamlhoest

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Off-White™ “Masks” collection now available online at off—white.com

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Esta plataforma também descobriu que as pesquisas por máscaras de proteção da moda em geral aumentaram no primeiro trimestre do ano, com estampados, especialmente riscas, tie-dye e estilos florais no topo das pesquisas no Reino Unido e nos Estados Unidos da América.

Os influenciadores lideraram a tendência usando vestidos ou saias a combinar com as suas máscaras, com modelos da marca norte-americana Simon Miller e da marca O’Pioneers vista várias vezes no Instagram.

https://www.instagram.com/p/CEByNy2n4gl/

A tendência também provou ser uma boa maneira para as marcas com um olho na sustentabilidade usarem sobras, enquanto oferecem aos compradores a oportunidade de combinar o seu visual com a máscara facial.

No início da quarentena, marcas britânicas como Christopher Kane ofereceram tecidos da velha estação aos compradores para fazerem as suas próprias máscaras e causaram uma “explosão” nas redes social. Agora, as marcas menores estão a seguir o exemplo com os tecidos da estação atual.

“Combinar uma máscara com a roupa é algo divertido e, para nós, aconteceu organicamente devido à forma como trabalhamos – para evitar o desperdício tanto quanto possível”, disse a cofundadora da O’Pioneers, Tania Hindmarch, ao jornal online britânico The Independent.

“Foi uma confusão usar os pedaços de tecido que sobraram da confeção dos nossos vestidos para fazer máscaras que, por padrão, combinam com todos os vestidos no nosso site“, acrescenta.

A O’Pioneers está entre as marcas com máscaras na coleção de cápsulas The Daily Dress Edit, criada pela estilista Isabel Spearman para arrecadar fundos para a instituição de caridade Intensive Care Society.

Para aqueles que preferem uma abordagem menos sofisticada para o estilo, a marca unissexo Newt London concentrou-se em fazer máscaras para combinar com a sua linha sustentável de camisas estampadas e divertidas.

https://www.instagram.com/p/B_ucp2HAjH9/

Com Tania Hindmarch a observar que “a O’Pioneers tem muitos clientes recorrentes que estão a comprar máscaras numa variedade de estampados – criando um ‘guarda-roupa de máscaras'” -, é claro que o desejo por um fornecimento rotativo de máscaras para usar com roupas diferentes está a crescer.

https://www.instagram.com/p/CCda0xIntil/

Para além de ajudar os usuários e as pessoas ao seu redor a manterem-se seguras e saudáveis, também traz benefícios adicionais para as marcas, dando-lhes a oportunidade de adicionar etapas mais sustentáveis ​​aos seus processos de produção.22