ModaLisboa: Estreias, novos formatos de desfile e novas moradas

modaLisboa Pedro Rocha
ModaLisboa [Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens]

Vem aí fim de semana agitado em Lisboa com a chegada 53ª edição da ModaLisboa. O certame de apresentação das propostas nacionais para primavera/verão 2020 começa esta quinta-feira, 10 de outubro, e prolonga-se até domingo, 13. No entanto, já não será o Pavilhão Carlos Lopes a albergar a iniciativa, que se muda agora para a zona do Campo de Santa Clara e para as malhas do exército: o ponto principal está situado nas Antigas Oficinas Gerais de Fardamento e Equipamento do Exército.

Intitulada Collective, esta edição vai comportar novos espaços de apresentação de propostas e até novos modelos de desfile. Destaque, neste último caso, para Olga Noronha, que se vai apresentar no Coletivo 284 ou para Carolina Machado, que vai apresentar as suas propostas no adro do Panteão Nacional, num momento em que qualquer pessoa sem convite poderá assistir.

O arranque desta edição está marcado para as 17:00 no Palácio Sinel de Cordes com a apresentação das coleções de António Castro, Archie Dickens, Cristina Real, Federico Protto, Opiar e Rita Afonso. Nesta iniciativa, de acordo com a organização, cada criador “escolhe uma forma de apresentar a coleção, que não encaixa nos moldes clássicos do desfile”.

Fizemos o casting para a ModaLisboa

E ainda para esta quinta-feira e com entrada livre, destaque para as Fast Talks, que vão ter lugar no Mercado de Santa Clara, às 18.00 horas. O debate, moderado por Joana Barrios, vai contar com o designer de moda Alfredo Orobio, um dos fundadores do coletivo Awaytomars, uma rede colaborativa que inclui “mais de 15 mil designer de 93 países”, a diretora de comunicação da Ecoalf, empresa de moda sustentável, que utiliza, entre outros, garrafas de plástico, pneus usados e redes de pesca na criação de coleções, Carolina Alvarez-Ossorio, a fundadora da plataforma Gooders, de marketing social, Eva Geraldine Fontanelli, e o fundador do projeto internacional de troca e sustentabilidade na Moda Global Fashion Exchange, Patrick Duffy. Uma conversa que pretende analisar qual pode ser o impacto positivo da indústria da moda.

Chegadas novas a Lisboa, exposições e workshops

Resultado da parceria firmada entre a ModaLisboa e o Portugal Fashion em setembro de 2018, há novos designers a apresentarem-se na capital. Luís Onofre é um dos que se se vai apresentar em Lisboa, configurando uma estreia. Carlos Gil e Alexandra Moura, que se têm apresentado a Norte, também rumam a Sul. Nomes que se juntam aos de Valentim Quaresma, Awaytomars, Nuno Gama, Patrick de Pádua, Ricardo Preto, Ricardo Andrez, Dino Alves, Constança Entrudo, Gonçalo Peixoto, Luís Carvalho.

Ainda dentro do evento, haverá microworkshops tendo em vista a indústria têxtil nacional, um workshop de alfaiataria de Ayres Bespoke Tailor – o alfaiate que vestiu o príncipe Carlos – e conversas em torno de modelos de negócio da moda e tecnologia na indústria.

Mas se os desfiles precisam de convite, casos distintos são os das exposições. Pele que Habito, a mostra da Associação Portuguesa da Indústria Calçado Componentes Artigos Pele Sucedâneos (APPICAPS), vai olhar para a sustentabilidade na insdústria do calçado e estará instalada no Palácio das Laranjeiras. Destaque ainda para ODE, que reúne as peças mais importantes de Olga Noronha e para o vestido da autoria de Dino Alves, inspirado na obra de Keith Haring.

Imagem de destaque: Pedro Rocha/Global Imagens

Esta é a vida das manequins nas semanas de moda em Portugal