ModaLisboa: o Sangue Novo que vai querer ter debaixo de olho

Dia 8 de março, sexta-feira, foi o dia escolhido para inaugurar o primeiro dia de desfiles da 52ª edição da ModaLisboa, Insight. O primeiro momento do evento foi marcado pela fase final do concurso de Sangue Novo, onde foram encontrados os vencedores para melhor designer nacional e melhor designer internacional.

O Pavilhão Carlos Lopes encheu-se ao final da tarde para assistir atentamente à final do concurso Sangue Novo, que premeia o trabalho de jovens designers. Carolina Raquel foi a vencedora do Prémio para Melhor Designer Nacional, com a coleção “A Complex Form” (Uma forma Complexa), inspirada no processo de criação dos escultores, tal como afirmou em conversa com o Delas.pt.

“Esta coleção foi, basicamente, baseada no processo criativo de um escultor a esculpir uma escultura, em que começa num bloco e acaba numa escultura polida e terminada. Por isso é que as silhuetas iniciais são mais volumosas do que as últimas, é como se a silhueta fosse fragmentada constantemente até terminar no décimo coordenado, onde parece que ela vai quase leve e nua. Essa é a ideia”, contou ao Delas.pt Carolina Raquel, a grande vencedora da noite.

A jovem admitiu ainda que uma das suas grandes referências nacionais é Alexandra Moura, contando que sempre se identificou e admirou o trabalho da designer. “Acho que é uma pessoa muito interessante”, rematou.

Carolina Raquel, que se encontra neste momento a viver em Londres, pretende voltar para as terras de sua majestade e não fazer já o Mestrado em Moda – que ganhou como prémio no concurso de Sangue Novo da ModaLisboa. O objetivo é trabalhar uns tempos por Londres, para conseguir juntar dinheiro e poder investir na coleção que tem que apresentar no Mestrado.

Veja na galeria de imagens algumas imagens dos coordenados de todos os membros do concurso Sangue Novo.

As viagens de Duarte e Valentim Quaresma, e a coleção de Ricardo Preto que vestíamos já