ModaLisboa pode ser à porta fechada e Portugal Fashion analisa contingências

modaLisboa Pedro Rocha
ModaLisboa [Fotografia: Pedro Rocha/Global Imagens]

O Coronavirus não está, para já, a afastar o público das passereles dos certames de moda que se avizinham, mas as hipóteses estão todas em aberto.

Quando acabam de ser confirmados esta terça-feira, 3 de março, mais dois casos por infeção do Covid-19 em Portugal, a somar aos dois de segunda-feira, dia 2, a organização da ModaLisboa emitiu um comunicado no qual avançou que “o evento poderá ser realizado à porta fechada no caso da situação se agravar, com emissão em livestream dos desfiles”.

O certame, que decorre na capital portuguesa, vai decorrer entre quinta e domingo, 5 a 8 de março, e a organização tomará esta decisão “em última instância e em caso de necessidade ou indicação das autoridades locais e nacionais de saúde”, lê-se na mesma nota.

Contudo, tal não vai impedir a distribuição de informações relativamente aos cuidados e prevenção da doença, a elaboração de rastreios, a montagem de dispensadores de desinfetante e a monitorização dos convidados e equipas internacionais.

O Portugal Fashion, que vai ter lugar no Porto de 12 a 14 deste mês, declarou estar a criar um plano de contingência com o Governo e devido ao coronavírus Covid-19. No entanto, os planos do evento mantém-se “para já” sem alterações.

“Estamos em contacto com a Direção-Geral de Saúde (DGS) e com o Governo para a criação de um plano de contingência. As medidas que tomarmos serão sempre em coordenação com as autoridades de saúde, não estando prevista, para já, qualquer alteração ao plano normal, e habitual, do Portugal Fashion”, disse à Lusa fonte oficial do certame

Recorde-se que a designer Alexandra Moura, que irá apresentar a sua coleção a Norte, viu o seu desfile no calendário oficial da Semana da Moda de Milão, em fevereiro, cancelado devido ao Covid-19.