ModaLisboa: Público reduzido em 80%, mais um dia de desfile e tudo ao ar livre

MOda lisboa GI gerardo Santos
[Fotografia: Gerardo Santos/Global Imagens]

Já há data para o regresso do evento de moda na capital, que chega com amplas mexidas devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus. De 7 a 11 de outubro, os jardins do Parque Eduardo VII, em Lisboa, vão ser palco de desfiles, que agora deixam de contar com o pavilhão Carlos Lopes para evitar contágios. Este servirá apenas para logística e camarins.

Entre as alterações a esta nova edição, Manuela Oliveira, responsável do gabinete de comunicação do evento, revela ao Delas.pt que, “nesta edição, estão a ser planeados desfiles com 200 a 300 pessoas presentes no público, o que significa uma redução de 80%”. As plataformas digitais vão ganhar renovada força, colmatando assim a chegada ao público que ficará de fora das apresentações físicas. Uma edição que vai decorrer totalmente “ao ar livre”, com “uma distância social assegurada”.

Manuela Oliveira explica ainda que haverá mais um dia para apresentações e com maiores intervalos entre si para garantir desinfeção dos espaços. “Vamos ter mais um dia de desfile, a quinta–feira (modelo recuperado do passado) e vão ser mais espaçados para garantir que tudo é limpo e desinfetado”.

Até ao momento não houve ainda qualquer pedido ou indicação da Direção-Geral da Saúde, mas a organização não descarta esta possibilidade.

A nova edição da ModaLisboa, sob o tema MAIS, coloca sob os holofotes a necessidade de voltar a olhar para o setor, vincadamente ameaçado pelos tempos de pandemia. “Os fatores negativos dos últimos meses agravaram o ciclo de Moda que já antes precisava de ser revisto, repensado, quebrado”, refere o comunicado, que lembra que houve “menos coleções, menos apresentações, menos looks, menos desperdício, menos pré-estações, menos formatos clássicos, menos roupa”.

Por isso, reitera a organização na mesma nota, “precisamos de ser mais”. “Mais empáticos, mais inclusivos, mais criativos, mais humildes, mais ativos, mais disruptivos, mais éticos, mais atentos, mais pragmáticos, mais abertos, mais unidos, mais livres. Mais humanos”, enumera o comunicado.

Mães de manequins revelam angústias e conselhos para lidar com o mundo da moda

Por isso, “a partir dos Jardins do Parque Eduardo VII — com uma lotação presencial extremamente limitada — , numa nova app mobile, uma inovadora app TVe um reforçado modalisboa.pt, (…) de acesso livre e gratuito. Mais do que uma Semana de Moda, criaremos um encontro de pensamento livre. Mais do que uma resposta, criaremos uma conversa”, promete a organização.

Fizemos o casting para a ModaLisboa

Esta é a vida das manequins nas semanas de moda em Portugal