Modelo Chrissy Teigen mostra maternidade como ela é

Conseguir um corpo elegante e em forma após o parto não é fácil, embora muitas celebridades o façam parecer. Não é o caso de Chrissy Teigen que, após ser mãe pela segunda vez, tem vindo a partilhar uma realidade comum à maternidade.

Depois de dar à luz Miles Theodore Stephens, a 17 de maio, a modelo norte-americana, 30 anos, tem partilhado algumas fotografias no Instagram. E a última, publicada no domingo, 20 de maio, está a dar que falar.

Sem vergonha, Chrissy Teigen mostra o lado real da maternidade, dando-se a conhecer tal como está após o parto.

Sem quaisquer filtros, surge em pé, a amamentar o mais novo membro da família, filho também do músico John Legend. Com o cabelo apanhado e vestindo apenas uma saia comprida, a modelo revela ainda a presença de uma cueca descartável por baixo da roupa – peça de hospital utilizada por muitas mulheres após a gravidez (veja o post abaixo).

Nos comentários ao post, além de felicitada várias vezes pelo nascimento do bebé e pela coragem em partilhar tal momento, houve quem elogiasse e destacasse Chrissy Teigen como uma inspiração.

Bonita e real!”, “Esta é uma verdadeira mãe! Ama o seu bebé e permite que o universo continue o seu processo natural. Você é incrível Chrissy!”, bem como “És a minha heroína. Estás a mostrar que todas as mães têm a mesma luta, sejam famosas ou não. Existem muitas falsas expectativas e tu acabas com elas. Eu adoro o quão real és. #real #momproblems”, são alguns dos comentários que se podem ler no post do Instagram.

Houve ainda quem se identificasse com a situação, acabando por agradecer a partilha: “Mantendo a realidade @chrissyteigen, lembro-me tão bem dessas roupas hospitalares”, “Isto mostra o que o pós-parto realmente é! Vou em quatro semanas de pós-parto com um Miles também. Obrigado por seres tão real!”.

A pressão e a luta para uma figura elegante no pós-parto

Chrissy Teigen não é a primeira celebridade a abordar a realidade feminina no pós-parto. Além de saber lidar com as mudanças sofridas a nível físico e hormonal, também a tentativa de recuperação pode ser dolorosa.

Foi disso mesmo que a atriz Blake Lively falou no início deste ano. Depois de ter sido mãe pela segunda vez, revelou o quão duro foi recuperar a forma física que tinha antes da gravidez de Ines Reynolds.

A norte-americana perdeu 28 quilos (61 lbs), os mesmos que diz ter ganho durante a gestação. Consegui-lo foi uma luta que durou 14 meses com muitas horas de ginásio e uma alimentação bem regrada.

Em Portugal, também a cantora Carolina Deslandes falou ao Delas.pt sobre a recuperação pós-parto. “Quando comecei a perceber que: ‘Ok, isto não é assim tão fácil de voltar ao normal como achava que iria ser’, comecei a ficar um bocadinho assustada”, confessou. E prosseguiu: “Quem me dera a mim que, na fase em que comecei a achar que era um extraterrestre, por não conseguir ficar logo bem, tivesse havido outra figura pública que tivesse dito: ‘Eu passei por isso também’. Mesmo que não fosse figura pública… Para não sentir, ‘se calhar o problema é meu'”.

Perceber que “depois do parto são poucas as [mulheres] que conseguem ter um corpo perfeito, como afirmou a ginecologista e obstatra Sofia Serrano ao Delas.pt, é fundamental para aceitar e compreender as alterações físicas e hormonais pelas quais o corpo feminino passa. A realidade pode não ser igual para todas, mas muitas das inseguranças e dúvidas são por vezes comuns. Por isso mesmo, a especialista indica: “Existem aulas de recuperação pós-parto, onde as mães podem levar os bebés. Aí não só partilham experiências, como acabam por sair de casa e fazer um bocadinho de exercício, o que ajuda a melhorar a autoestima”.

[Imagem de destaque: REUTERS / Lucy Nicholson]

Como fica o sexo depois do parto?