Mónica Lewinsky e Bill Clinton juntos no canal História

MOnica lewimsky RT_Danny Moloshok
Mónica Lewinsky [Fotografia: Danny Moloshok/Reuters]

Há 20 anos, os Estados Unidos da América mergulhavam e vivam intensa e polemicamente um processo de destituição do seu presidente dos Estados Unidos da América. Falamos da investigação de 1998 sobre Bill Clinton e em torno de uma aventura extraconjugal que manteve com a então estagiária Monica Lewinsky e durante o seu mandato presidencial.

Agora, este momento que levou Clinton à destituição pela Câmara dos Representantes dos Estados Unidos – tendo sido, mais tarde, absolvido desta acusação -, chega ao canal História, a partir de 13 de janeiro, às 22.15 horas.

The Clinton Affair História
The Clinton Affair, a nova série documental do canal História [Fotografia: Divulgação]

A série documental de sete episódios de 40 minutos cada, The Clinton Affair, irá relatar, refere a emissora em comunicado, “todo este processo e os motivos que levaram ao afastamento do presidente”. “Um thriller político da vida real que revela um dos maiores escândalos que marcou para sempre a política norte-americana nos finais do século XX”, acrescenta a mesma nota aos órgãos de comunicação social

A produção pretende, refere o comunicado do canal História, relembrar “todos os acontecimentos que levaram ao julgamento do presidente, revelando todas as chaves e pormenores e explorando o papel dos meios de comunicação social, do feminismo e da política nesta história de sexo, poder, mentiras e guerra ideológica”.

Escândalo sexual de Lewinsky e Clinton inspira ‘American Crime Story’

Uma série que tratá entrevistas a pessoas próximas a este processo, bem como de Monica Lewinsky, que, refere a mesma nota, fará “uma reflexão oportuna e aprofundada sobre o assunto”.

The Clinton Affair tem como produtor o vencedor do Emmy Alex Gibney’s Jigsaw Productions e como diretora Blair Foster, também ela galardoada com prémio congénere. “Pensava que sabia muito sobre o impeachment do presidente Clinton porque vivi esse momento. Contudo, quando comecei este projeto, rapidamente percebi que muito daquilo que eu pensava que sabia estava incompleto, ou pior, impreciso”, refere Foster citada no comunicado.

E prossegue: “Quanto mais fundo conseguia ir, mais clara começava a ser a ideia de que esta série é tanto acerca dos nossos dias como é acerca dos anos 90. Roubando uma frase a Barbara Tuchman, esta série serve como um ‘espelho distante’ na nossa situação política atual e é muito mais oportuna do que eu esperava”.

Imagem de destaque: Danny Moloshok/Reuters

Clinton devia ter-se demitido depois do caso Lewinsky? “Claro que não”, diz Hillary