Morreu a realizadora Agnès Varda

agnés varda EPA adam berry
Realizadora Angès Vardas morreu aos 90 anos [Fotografia: Adam Berry/EPA]

A realizadora francesa Agnès Varda morreu, aos 90 anos, confirmou esta sexta-feira, 29 de março, fonte da família à AFP. “A realizadora e artista Agnès Varda morreu na sua casa na noite de quinta-feira, na sequência de um cancro“, anunciou a família em comunicado.

Multipremiada ao longo de uma carreira iniciada em 1954 com La Pointe-Courte, Varda nasceu em Bruxelas no dia 30 de maio de 1928, filha de pai grego e mãe francesa, mudando-se para Paris para estudar fotografia, segundo a biografia da France Culture.

Habitualmente classificada como a “avó” do movimento cinematográfico Nouvelle Vague, Varda destacou-se, poucos anos depois da sua estreia, com Cléo de 5 à 7 (Duas Horas na Vida de uma Mulher, no título português). Em 1985, venceu o Leão de Ouro em Veneza por “Sem Eira Nem Beira”, cinco anos antes da morte do seu marido – e também realizador – Jacques Demy.

As Praias de Agnès vence o César de Melhor Documentário em 2009, oito anos depois de ser distinguida com um prémio honorário na cerimónia do melhor cinema francês. Em 2018, a Academia de Hollywood atribuiu-lhe um Óscar honorário, no mesmo ano em que foi nomeada pela primeira vez para aquelas distinções norte-americanas, com “Olhares Lugares”.

Imagem de destaque: DR

Inês Castel-Branco:”A Snu era tudo menos fria e tinha uma noção de justiça gigante”