Morreu Barbara Walters. Jornalista foi a primeira mulher pivô do jornal da noite

Barbara Walters dies at 93
[Fotografia: EPA/PETER FOLEY]

A jornalista e ‘pivot’ norte-americana Barbara Walters morreu na sexta-feira à noite, 30 de de dezembro, na sua casa em Nova Iorque, aos 93 anos, anunciou a cadeia de televisão ABC.

Durante mais de três décadas na ABC, e antes disso na NBC, onde começou como redatora em 1961, Walters tornou-se conhecida em programas como Today na NBC, e 20/20 e The View da ABC, entre outros.

Quando ela trocou a NBC pela ABC em 1976 para ser co-pivô do noticiário noturno com Harry Reasoner, tornou-se conhecida como Million-Dollar Baby devido ao seu contrato de cinco anos a cinco milhões de dólares.

“Barbara era uma verdadeira lenda, uma pioneira não só para as mulheres no jornalismo, mas para o próprio jornalismo. Foi uma repórter única no seu campo e conseguiu muitas das entrevistas mais importantes do nosso tempo”, disse o CEO da Walt Disney Co., empresa-mãe da ABC, Bob Iger, em comunicado.

A jornalista entrevistou, entre outros, todos os Presidentes dos Estados Unidos, de Richard Nixon a Barack Obama, bem como o antigo líder da Líbia Muammar Kadhafi, morto em outubro de 2021, e Fidel Castro de Cuba, falecido em 2016.

Na sua longa lista de entrevistados figuram também nomes como Michael Jackson, Katharine Hepburn, Barbra Streisand, a antiga primeira ministra britânica Margaret Tatcher e o primeiro presidente da Federação Russa Boris Yeltsin.

com LUSA