Adeus a Thierry Mugler, o criador que redefiniu o corpo da mulher

Thierry Mugler
Thierry Mugler [Fotografia: MARTIN OUELLET-DIOTTE / AFP]

O estilista francês Thierry Mugler, que se destacou no mundo da moda nos anos 1980, morreu no domingo, 23 de janeiro, em Paris, aos 73 anos, de “morte natural“, anunciou o seu agente, Jean-Baptiste Rougeot.

“É com imensa tristeza que damos conta do falecimento de Manfred Thierry Mugler”, escreveu na página oficial do criador de moda na rede social Facebook.

Segundo Jean-Baptiste Rougeot, a morte de Thierry Mugler aconteceu de forma inesperada, já que o costureiro tinha ainda trabalhos em curso e tinha acabado de anunciar novos projetos no início da semana.

Nascido em Estrasburgo em 1948, Thierry Mugler foi para Paris aos 20 anos, e criou a sua própria marca de moda – “Café de Paris” – em 1973, um ano depois de criar uma empresa em nome próprio.

As suas silhuetas estruturadas e sofisticadas impuseram-se rapidamente no mundo da moda, não só devido à imagem original, mas também às apresentações públicas que organizava com espetacularidade.

Os corpos femininos diversos e a multiculturalidade deram-lhe o caminho que o ajudou a empoderar a mulher na forma de se vestir. Porém, Mugler chegou a queixar-se de não ser entendido nessa dimensão, sobretudo quando o acusavam – pela excentricidade – de objetificar a mulher. Negou sempre isso e falava em nome da arte.

Desde setembro de 2021 que estava a ser alvo de uma exposição no Museu de Artes Decorativas de Paris, intitulada “Thierry Mugler, Couturissime”, concebida pelo Museu das Belas Artes de Montreal (MBAM).

Uma viagem ao mundo das formas, dos excessos e da criação, mas também ao universo dos novos materiais. Veja abaixo detalhes de peças que estão em exposição e que saíram da criação do designer, mas também do arquiteto das silhuetas e do cenógrafo. Thierry Mugler – que estava a desenvolver projetos na área dos espetáculos, do mobiliário e ponderava um regresso à moda performativa – apresentava-se ele próprio naquelas três dimensões.

 

[Fotografias: Marco Moreira]