Morreu Dora Leal. Atriz tinha 85 anos

Dora Leal
Dora Leal [Fotografia: Arquivo JN ] © Proibido o uso editorial sem autorização da Global Notícias. Esta fotografia não pode ser reproduzida por qualquer forma ou quaisquer meios electrónicos, mecânicos ou outros, incluindo fotocópia, gravação magnética ou qualquer processo de armazenamento ou sistema de recuperação de informação, sem prévia autorização escrita da Global Notícias.

Passou pela televisão e pela música, mas foi sobretudo no teatro, em particular no género revista, que Dora Leal se destacou. A atriz, que esteve casada com o também ator José Viana, morreu aos 85 anos, como avança a Casa do Artista, centro onde ela estava a residir desde janeiro de 2023.

À família, em especial às suas filhas, deixamos um abraço de conforto”, lê-se nas redes sociais da Apoiarte, que fala numa mulher com um “enorme sentido de humor que contagiou todos aqueles com quem se cruzou”.

Dora Leal, lê-se na mesma nota de despedida, iniciou a carreira como “corista tendo-se estreado na revista Espero-te à saída no Teatro ABC”. E prossegue: “Dos momentos mais marcantes da sua carreira, Dora Leal destacava O Auto da Barca do Inferno” de Gil Vicente, espetáculo que mais a apaixonou (1968/69) e que foi a grande mostra, que podia fazer mais coisas.

[Fotografia: Captura de ecrã/Instagram/Apoiarte_Casa do Artista]

A atriz chegou a ter discos editados com quadros das revistas entre eles A Ardina, O pardal do Telhado, Mangericos, Sopeira das Ralações Públicas, A Rita Latosa e A Cigana Dora. Formou também – com José Viana, Paulo Renato e Maria Dulce – a Cooperativa de Teatro Popular, em Almada.