Publicidade Continue a leitura a seguir

Morreu Gilberto Braga, autor de ‘Escrava Isaura’, ‘Dancin’Days’ e ‘Vale Tudo’

[Fotografia: Instagram/Siuzana Vieira]

Publicidade Continue a leitura a seguir

O autor brasileiro de novelas Gilberto Braga morreu devido a uma infeção grave. O escritor, que completaria 76 anos na próxima segunda-feira, 1 de novembro, acabou por não resistir à doença, estando internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.

Entre as produções que Gilberto Braga assinou estão êxitos transmitidos em Portugal como Escrava Isaura, de 1976, Dancin’ Days (dois anos depois), Vale Tudo (de 1988), Celebridade (2003) e, mais recentemente, Paraíso Tropical (2008), Insensato Coração (2011) e Babilónia (de 2015).

As reações à perda já se multiplicam nas redes sociais, sobretudo pela mão de atores e atrizes que trabalharam nas produções escritas pelo argumentista brasileiro. Entre os nomes mais sonantes estão Suzana Vieira, Paolla de Oliveira, Gloria Perez ou Camila Pitanga.

 

ZéZé Mota fala mesmo do adeus a um autor a quem se deve, entre outras matérias, “a discussão do racismo nas novelas”. Sónia Braga, protagonista de Dancin’ Days, na versão original, evooca o “revolucionário” com “fina ironia e imensa capacidade de radiografar a sociedade brasileira”.