Morreu Isabel II. 31 marcos de uma vida quase centenária e 70 anos de reinado

FILES-BRITAIN-ROYALS-QUEEN
[Fotografia: Ben STANSALL / POOL / AFP]

A rainha Isabel II morreu esta tarde de quinta-feira, 8 de setembro, em Balmoral, rodeada dos quatro filhos e do príncipe William.

A nota informa que Carlos, o rei sucessor, vai permanecer com a rainha consorte, Camilla, no Castelo de Balmoral e regressa na sexta-feira a Londres

Uma vida e um reinado com 70 anos

O primeiro compromisso público de Isabel II, ainda como princesa, foi no dia em que assinalou os seus 16 anos, em 1942, quando passou revista à guarda no Castelo de Windsor.

Desde então, o percurso da monarca britânica, que celebra em junho os 70 anos de reinado, foi marcado por milhares de compromissos públicos e centenas de visitas oficiais ao estrangeiro, incluindo a Portugal em duas ocasiões. Um percurso também marcado por duras e profundas polémicas.

Veja abaixo factos e curiosidades que marcam a vida e o reinado de Isabel II.

O nascimento de Elizabeth Alexandra Mary Windsor em 21 de abril de 1926 na casa dos avós maternos, em Londres, foi um acontecimento relativamente menor pois “Lilibet”, como era conhecida a menina de cabelos aos caracóis, não estava destinada ao trono. Recentemente, o príncipe Harry, segundo filho de Carlos, homenageou a avó ao chamar Lilibet à sua segunda filha.

De entre as longas polémicas familiares com as quais teve e lidar, uma das maiores avalanches do seu reinado aconteceu aquando da morte da princesa Diana, divorciada do príncipe Carlos. As mais recentes são a renúncia de funções reais do neto, o príncipe Harry e a acusação de abuso sexual de menores feita ao filho, príncipe André.

A rainha cumpriu mais de 21 mil compromissos públicos ao longo do reinado, desde visitas, condecorações ou inaugurações.

Visitou mais de cem países, incluindo 22 vezes o Canadá, mais do que qualquer outro país do mundo, e França 13 vezes, o mais visitado na Europa. Dentro da Commonwealth (organização que congrega Estados e territórios que integraram no passado o império colonial britânico) fez mais de 150 visitas.

A mais longa viagem a estrangeiro começou nas Bermudas em novembro de 1953 e terminou em Gibraltar em maio de 1954, cobrindo 13 países em 168 dias. O recorde de países numa só visita foi de 14, durante uma viagem às Caraíbas, em 1966.

Em 1986, a rainha tornou-se a primeira chefe de Estado britânica a visitar a China. Em 1991, foi a primeira monarca britânica a discursar no Congresso dos Estados Unidos.

A rainha recebeu 112 visitas de Estado ao Reino Unido, incluindo o imperador Haile Selassie da Etiópia (1954), o imperador Hirohito do Japão (1971), o Presidente Lech Walesa da Polónia (1991) e o Presidente Barack Obama dos Estados Unidos (2011).

Em 2016, recebeu o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em visita oficial. Antes, já tinha recebido

Visitou Portugal duas vezes, em 1957 e 1985, a bordo do Iate Real Britannia, inaugurado em 1953. Até sair de serviço, em 1997, esta embarcação viajou mais de um 1,6 milhões de quilómetros em missões reais e oficiais, transportando a rainha em mais de 700 visitas.

Recebeu as credenciais diplomáticas de 17 embaixadores de Portugal, mas o mais recente, Nuno Brito, foi por videoconferência, modalidade introduzida durante a pandemia da doença covid-19.

Conheceu todos os 14 Presidentes dos Estados Unidos que exerceram durante o reinado, com exceção de Lyndon Johnson (1963-1969)

Trabalhou com 15 primeiros-ministros do Reino Unido, o primeiro dos quais foi Winston Churchill, que tinha sido deputado no reinado da trisavó, a rainha Vitória, e promulgou cerca de quatro mil leis. A mais recente foi Liz Truss, que se deslocou a Balmoral, Escócia, para tomar posse no início da semana.

Conheceu quatro Papas que visitaram oficialmente o Reino Unido: Papa João XXIII (1961), Papa João Paulo II (1980, 1982 e 2000), Papa Bento XVI (2010) e Papa Francisco I (2014).

Durante o reinado, recebeu muitos presentes, incluindo animais vivos, como onças e preguiças do Brasil, um elefante dos Camarões e dois castores pretos do Canadá, tendo todos sido entregues aos cuidados de jardins zoológicos.

É benemérita de mais de 500 organizações, incluindo mais de 70 organizações de educação e formação; mais de 60 organizações desportivas e recreativas; mais de 30 organizações religiosas; e mais de 40 organizações artísticas e culturais.

Recebeu mais de 1,5 milhões de pessoas nas 180 festas realizadas no jardim no Palácio de Buckingham desde 1952.

Enviou mais de 300 mil postais de aniversário a pessoas que comemoram os 100 anos de vida e mais de 900 mil 0 mensagens a casais que celebram as bodas de diamante pelos 60 anos de casamento.

Pelo menos 35 países emitiram moedas com a imagem da rainha, que não precisa de passaporte ou carta de condução porque estes documentos são emitidos em seu nome pessoal.

É designada ‘Defensora da Fé e Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra’, título que data do reinado do rei Henrique VIII, que inicialmente recebeu o título de ‘Defensor da Fé’ em 1521, pelo Papa Leão X.

Casou em 20 de novembro com Filipe em 1947 na Abadia de Westminster. Em 2017 comemoraram os 70 anos de casamento, a primeira vez que um monarca britânico atingiu o marco.

Desde 1993 que a rainha paga impostos voluntariamente. À parte, recebe uma subvenção estatal, que em 2020/2021 foi de 85,9 milhões de libras (101 milhões de euros), equivalente a 1,29 libras (1,52 euros) por pessoa no Reino Unido, para pagar viagens oficiais, manutenção de propriedades e custos operacionais da família real.

Estima-se que a coleção de arte real tenha mais de um milhão de peças, incluindo mais de 8.000 pinturas, 160.000 aguarelas, gravuras e desenhos, 200.000 fotografias, 300.000 peças de arte decorativa e 200.000 livros e manuscritos.

Desde Susan, que recebeu como presente aos 18 anos, já teve 30 cães de raça Corgi e Dorgi

Viajou no metro de Londres pela primeira vez em maio de 1939. A linha Jubilee recebeu a cor cinzenta no mapa para comemorar o Jubileu de Prata da rainha. Em 24 de maio deste ano foi inaugurada a linha Elizabeth, que atravessa a cidade de Londres de oeste a este.

Ingressou no Serviço Territorial Auxiliar, o ramo feminino do Exército britânico durante a Segunda Guerra Mundial em 1945, tornando-se a primeira mulher membro da família real a juntar-se às Forças Armadas a tempo inteiro como membro ativo. Fez voluntariado como motorista e mecânica.

Enviou o primeiro ‘email’ em 26 de março de 1976, durante uma visita ao Royal Radar Establishment para o Departamento de Defesa norte-americano para abrir formalmente a colaboração Reino Unido/Estados Unidos em programação militar. Em 1997, a rainha lançou a página oficial de Internet do Palácio de Buckingham, em 2014 estreou-se na rede social Twitter e em 2019 publicou pela primeira vez no Instagram.

Em 2012 bateu o recorde de maior desfile náutico no rio Tamisa, quando 670 embarcações participaram nas celebrações do Jubileu de Diamante pelos 60 anos de reinado.

Em 2013 tornou-se a primeira monarca a receber um prémio BAFTA Honorário em reconhecimento ao apoio ao cinema e à televisão britânicos. A cerimónia da sua coroação em 1953 foi a primeira a ser transmitida pela televisão, o que fez com que as pessoas comprassem aparelhos, contribuindo para uma audiência de 27 milhões de pessoas só no Reino Unido.

Aos 19 anos saiu incógnita do Palácio de Buckingham com a irmã, a princesa Margarida, então com 14 anos, para celebrar nas ruas o Dia da Vitória, em 08 de maio de 1945, que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial.

Em 2012 participou num vídeo com o agente secreto James Bond em que simulou um salto de pára-quedas durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Conhecida pelo uso de vestuário de cores fortes, por vezes vibrantes, que ajudam a segurança a melhor identificar e proteger a monarca, há um acessório que é a sua imagem de marca: os guarda-chuvas sempre a condizer com o tom da roupa.

com Lusa