Morreu José Duarte, um dos maiores divulgadores do Jazz em Portugal

23819399_GI10022016JORGEAMARAL005
José Duarte radialista da Antena1 com o programa Cinco Minutos de Jazz [Fotografia: Jorge Amaral/Global Imagens]

Quem não se lembra do jingle “um, dois, três, quatro… cinco minutos de Jazz” que se ouvia na rádio há décadas? Um dos maiores mentores e divulgadores deste género musical, José Duarte, morreu nesta madrugada de quinta-feira, 30 de março, aos 84 anos.

Autor do programa de rádio mais antigo de Portugal, José Duarte era a voz de Cinco Minutos de Jazz, na Antena 1, que teve a primeira emissão na Rádio Renascença, a 21 de fevereiro 1966. O programa conheceu uma interrupção após o 25 de Abril, mas regressaria à rádio – então à Comercial – nos anos 80 e até 1993, quando se mudou para a emissora pública, a Antena 1. A propósito dos 50 anos do formato radiofónico, José Duarte deu uma entrevista ao Delas.pt, que pode reler aqui, e considerava que “em Portugal, as mulheres são ainda jovens e apaixonadas pelo jazz”.

Um país ao qual não poupava críticas e que acusava de surdez face à música e ao Jazz em particular. ” Sou radical, mas, para agradar a senhoras e meninas, digo-vos que falta audição… É da prática que chegam as ideias justas disse Mao. Falta ouvir muito mais jazz em casa, na televisão, na rádio e falta aprendê-lo e usá-lo. Em Portugal – hoje então! -, o jazz é ignorado, desprezado pelos media”, clamava nessa mesma entrevista que deu por escrito ao Delas.pt.

À parte deste formato, José Duarte foi voz e rosto de conteúdos como A Menina Dança?, À Volta da Meia-Noite e A Grande Música Negra, tendo também passado pela televisão. Na RTP2 assinou formatos como Outras Músicas, entre 1990 e 1993, e, já em 2001, conduziu Jazz a Preto e Branco. Há nove anos, em 2014, ganhou o Prémio Autores da SPA para Melhor Programa de Rádio. José Duarte foi ainda condecorado com Medalha de Mérito Cultural e o grau de Grande-Oficial da Ordem do Mérito.

Numa nota emitida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, é destacada a “militância e entusiasmo inimitáveis”. “Em sucessivos programas e rubricas de rádio e televisão, mas também enquanto professor, conferencista, divulgador, dinamizador, José Duarte marcou decisivamente a receção portuguesa das “outras músicas”, lê-se na nota que endereça pêsames à família.